Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

HC celebra Dia Mundial da Segurança do Paciente com foco em cuidados continuados

Tema desse ano é "Cuidados seguros para doenças não transmissíveis"

Dia Mundial da Segurança do Paciente

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp comemorou no dia 18 de setembro o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Organizado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS), o evento reuniu profissionais no anfiteatro do hospital para discutir protocolos gerenciados e reconhecer iniciativas inovadoras em prol da segurança do paciente. Também houve a entrega dos certificados de destaque aos Times de Segurança do HC Unicamp nos eixos Estrutura, Processo, Gestão de risco e Inovação.

“A excelência também passa pela segurança do paciente. Tanto a equipe assistencial e quanto a administrativa são responsáveis, todos os dias, em cuidar da maneira mais segura e com qualidade possível de nossos pacientes”, diz o coordenador de assistência e superintendente em exercício, Plínio Trabasso.

O evento marcou o encerramento de uma semana dedicada a ações de conscientização e aprimoramento da cultura de segurança e qualidade assistencial no hospital. A programação técnica reuniu especialistas que abordaram a aplicação e os desafios dos protocolos clínicos de AVC, reabilitação de pacientes e dor torácica. Os temas foram apresentados pela farmacêutica Mayra Carvalho Ribeiro e pela enfermeira Simone Vieira Bastos; pela fisioterapeuta Lígia dos Santos Roceto Ratti e pela cardiologista Daniela Camargo de Oliveira, respectivamente.

Dia Mundial da Segurança do Paciente
Apresentações mostraram os desafios para a implnatação de protocolos clínicos

Premiação e homenagem

A supervisora do Núcleo de Segurança do Paciente, Jéssika Suéllen da Costa, realizou a entrega de homenagens aos convidados e palestrantes e reafirmou que a construção da segurança envolve profissionais, pacientes e a própria instituição.

“Precisamos disseminar uma cultura não punitiva, transparente e de aprendizado contínuo. Dentro desse processo, é indispensável colocarmos o paciente no centro do cuidado, promovendo o letramento em saúde para que ele compreenda e exerça o seu papel ativo na sua própria segurança“, destacou Jéssika.

A coordenadora do NQSS, Flávia Cristina Dario Sanduchi Santiago e Jéssika entregaram os certificados de destaque aos trabalhos dos Times de Segurança do HC Unicamp. No eixo Estrutura, o trabalho premiado foi Mudança metodológica nas reuniões de um time de medicação segura para o fomento de ideias em segurança do paciente, do Time de Medicação Segura. O Time de Medicação Segura também foi premiado no eixo Gestão de Risco com o trabalho Segurança no manejo da hidroxiureia: implementação de fluxo orientativo e infográfico institucional.

No eixo Processo, o destaque foi para o trabalho Muito além do leito: a importância da equipe de recepção na identificação segura do paciente, do Time de Identificação Segura. O trabalho“Desenvolvimento de competências para a prevenção de lesão por pressão por meio do Escape Room – Dia Mundial de Prevenção de LP”, do Time de Prevenção de Lesão por Pressão, foi o destaque no eixo Inovação.

Campanha da OMS

A edição deste ano do Dia Mundial da Segurança do Paciente alinhou-se às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sob o tema “Cuidados seguros para doenças não transmissíveis” e o slogan “Cuidados seguros durante toda a vida!”. O objetivo central foi reforçar a importância de minimizar riscos e danos em todas as etapas da atenção à saúde — do diagnóstico e tratamento continuado à reabilitação e acompanhamento no domicílio.

“O evento reafirmou o engajamento contínuo das equipes multidisciplinares e dos setores do HC da Unicamp na consolidação de assistências cada vez mais seguras, humanizadas e de excelência”, afirma Flávia.

Ir para o topo