cardiologia

Campanha “Coração na Batida Certa” é realizada no HC

O HC da Unicamp e a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) promoveram, na quinta-feira (16/11), a Campanha "CORAÇÃO NA BATIDA CERTA". O evento foi aberto ao público e aconteceu das 13h às 17h, na rampa de acesso ao hospital, no 3º andar. A ação teve a missão de alertar a população sobre os principais sintomas, prevenção e tratamento das arritmias cardíacas.

Atleta sênior brasileiro participa de pesquisa cardíaca no HC

O HC da Unicamp recebeu na terça-feira (15-08), um atleta de alto rendimento, com atuação internacional, como voluntário para a pesquisa "Coração de Atleta" conduzida pela disciplina de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e em desenvolvimento no HC desde junho deste ano. Joel Kriger, de 63 anos, é nadador, maratonista, triatleta e alpinista com experiência nos maiores circuitos mundiais das modalidades. 

Hipertensão é mais persistente entre negros, aponta estudo

A hipertensão continua sendo o principal causador de AVCs no mundo. A boa notícia é que essa participação vem sendo gradativamente reduzida, graças ao desenvolvimento de novas drogas e tratamentos, que concorreram para o maior controle da pressão arterial entre a população em geral. Ocorre, porém, que esse impacto positivo não alcançou de forma simétrica brancos e negros. 

Pesquisa investigará hipertrofia no músculo cardíaco de atletas

A disciplina de Cardiologia no HC pretende conhecer melhor a hipertrofia, com ou sem fibrose, do coração de atletas ativos, e daqueles que estão planejando ficar sem treinamento em função de alguma lesão osteomuscular por pelo menos dois meses. A pesquisa pretende investigar nos dois grupos de pacientes, como se dá o processo da hipertrofia no músculo cardíaco dos atletas.