tabagismo

HC participou de evento contra tabagismo na Lagoa do Taquaral

No dia 28 de agosto, a partir das 8h30, foram realizadas várias atividades na Lagoa do Taquaral para lembrar o Dia Nacional sem Tabaco, comemorado em 29 de agosto. O evento foi promovido em conjunto com as Secretarias de Saúde e de Esportes da Prefeitura de Campinas, com a participação do Hospital de Clinicas e da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. 

Campanha no HC alerta para câncer de cabeça e pescoço

Ao ano o HC realiza cerca de 4 mil consultas no ambulatório de cabeça e pescoço, 30% casos suspeitos de câncer. Os principais fatores de risco para o aparecimento dos tumores são o uso de cigarro e álcool, sexo oral sem proteção, a falta de informação e de cuidados pessoais. Alguns dos sintomas são de fácil detecção, por exemplo, quando o tumor atinge as cordas vocais, pode causar rouquidão e dificuldade ao engolir.

Unicamp participa de caminhada contra o tabagismo

No dia 1º de setembro, acontece a Caminhada de Luta contra o Tabagismo na pista interna da Lagoa do Taquaral. O evento é organizado pela Sociedade Paulista de Tisiopneumologia (SPPT) Regional Campinas, com o apoio da Unicamp e da Prefeitura Municipal de Campinas. A atividade tem o objetivo de chamar a atenção da população para os riscos do tabagismo e marca o Dia Nacional Contra o Fumo.