Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Equipe da Urologia Oncológica do HC realiza mutirão para tratamento do câncer de bexiga

Ação atendeu nove pacientes eaconteceu no início de outubro

Nodia 7 de outubro, a equipe da Urologia Oncológica do Hospital de Clínicas (HC)da Unicamp realizou nove cirurgias ambulatoriais para o tratamento do câncer debexiga. Quatro pacientes tiveram alta no mesmo dia, três no domingo e dois semantiveram internados para investigação complementar, devido a outras doenças.

Deacordo com o médico urologista Ubirajara Ferreira, o mutirão foi um sucesso,pois não houve nenhum quadro de complicação grave e as cirurgias foram rápidas.“O câncer de bexiga é altamente letal e tem uma progressão acelerada. O maisimportante é que resolvemos, sem demora, o problema desses pacientes”, disseUbirajara.

A ressecção transuretral de bexiga consiste em“raspagem” dos tumores utilizando um dispositivo elétrico em conjunto umaparelho com uma microcâmera, conhecido como RTU de bexiga. Nessa cirurgia nãohá cortes na pele, pois é realizado pela uretra (canal que leva a urina parafora do corpo).

O mutirão teve o apoio da superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, da empresa Allent, que emprestou os equipamentos para a realização dos procedimentos e da equipe da pesquisa clínica da Urologia Oncológica da HC da Unicamp.


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Divulgação Urologia HC Unicamp

Ir para o topo