A equipe de fisioterapia da UTI adultos do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu na semana passada a doação de seis tablets do curso de especialização em Fisioterapia Respiratória Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Adultos. Os tablets irão favorecer o acesso aos exames e história do paciente através do sistema AGHUse, o preenchimento de questionários para construção de indicadores e, além disso, a realização de pesquisas rápidas e práticas de artigos científicos.
“A rotina detrabalho dos fisioterapeutas da UTI adulto envolve, além da atuação direta coma reabilitação, a verificação de exames e participação ativa no acompanhamentoda evolução clínica do paciente. As ações da fisioterapia abrangem tanto aatenção beira leito, quanto o preenchimento das evoluções e dos indicadores,checagem de exames, verificação constante de prontuários, e atualizaçãocontínua nos plantões”, explica a fisioterapeuta Lígia dos Santos Roceto,supervisora da fisioterapia UTI adultos do HC Unicamp.
O curso de Fisioterapia Respiratória em UTI de Adultos, conhecido por FCM-0900, é oferecido pela Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). Ele é coordenado, atualmente, pelo médico e chefe da disciplina de Medicina Intensiva do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Antonio Luis Eiras Falcão e pelas fisioterapeutas e professoras Lilian Delazari, Melissa Sibinelli e Ádria Cristina da Silva.
“O curso de especialização em fisioterapia Respiratória UTI Adultos forma há 21 anos, com excelência, fisioterapeutas especialistas em UTI para atuarem nos hospitais de Campinas e da região”, diz Falcão.

“O curso sempreacompanhou as inovações tecnológicas em saúde para otimizar a atuação dofisioterapeuta intensivista”, comenta Lígia.
A diretora doServiço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (STFO) Luciana Castilho deFigueirêdo, em nome de toda a equipe de fisioterapia do HC Unicamp, agradeceu ainiciativa em doar os tablets.
“Parabenizo a coordenação do curso de especialização pelo empenho e dedicação com o ensino, a pesquisa e a extensão no amparo à assistência dos pacientes da UTI adultos de nosso hospital”, comenta Luciana.
Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa do HC Unicamp
Fotografia: Lígia dos Santos Roceto – HC Unicamp
