Otávio Rizzi Coelho recebe título de cidadão emérito de Campinas

(22/12/2014) O professor Otávio Rizzi Coelho, chefe da disciplina de Cardiologia, recebeu o título de Cidadão Emérito em reunião solene realizada na última quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Campinas. A entrega da honraria foi proposta pelo ex-vereador Biléo Soares, que faleceu aos 52 anos, no dia 06/12/2011, depois de travar uma luta de seis anos contra um câncer. A cerimônia foi conduzida pelo vereador Luiz Carlos Rossini e contou ainda com a presença do presidente da Câmara, Campos Filho e do prefeito de Campinas, Jonas Donizeti, além de familiares e amigos.
 
Rossini destacou que a outorga do título, é uma dupla honraria já que o pai do homenageado, João de Souza Coelho, também médico, e que foi vereador e vice prefeito nos anos 50. “A indicação do título de hoje é um reconhecimento do compromisso de Otávio Rizzi Coelho com a cidade e sua população e faz juz por sua carreira como médico cardiologista, professor e pesquisador com dezenas de trabalhos publicados em periódicos de circulação nacional e internacional, além de prêmios pela produção científica", destacou.
 
Rossini leu palavras textuais deixadas por Biléo ao indicar Otávio Rizzi Coelho para receber o título: “nosso homenageado escolheu um dos campos mais brilhantes e desafiadores para sua atuação profissional - a medicina. Descobriu nas ciências médicas algo que poderia mudar a vida das pessoas. Homem de conduta ilibada, sensível e humano, sua principal arma é o diálogo sincero. Competente cardiologista, costuma se tornar amigo dos pacientes, lembrando aqueles médicos de antigamente, que ficam à beira da cabeceira dos pacientes”, revelou Rossini.
 
O prefeito de Campinas Jonas Donizette disse que, por mais que as pessoas ganhem o mundo, as raízes do município ficam dentro de cada um. O prefeito relatou um episódio em Brasília, no qual estava hospedado no mesmo hotel que Tavuca - como é carinhosamente conhecido Otávio -, e viu a manifestação de carinho de todos para com o médico formado pela FCM. “A figura de Tavuca vai além do profissional bem-sucedido. O povo de Campinas é grato por ter um cidadão como você”, disse Donizete.
 
O professor Otávio Coelho ao agradecer a concessão do título, fez menção especial aos familiares, destacando destacou a figura de seu pai: três netos, dois filhos, a esposa Regina e a mãe de 98 anos que não pode comparecer ao evento. "Honraria maior e motivação para continuar minhas ações pela vida". Ressaltou em seu discurso, seu vínculo com a cidade relembrando seus estudos na infância em escola tradicionais como o Sagrado Coração de Jesus e o Colégio Rio Branco, até sua formatura pela Unicamp em 1972. Segundo ele, ajudou a construir a Hospital de Clínicas e a Faculdade de Ciências Médicas no campus.
“Minha responsabilidade e compromisso com o povo de Campinas agora aumenta. Vou continuar lutando pela melhoria da cidade de Campinas, mantendo minhas atividades profissionais, familiares e comunitárias. É muito bom ser cidadão emérito de Campinas”, disse Otávio, emocionado.

A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Campinas, Campos Filho, e contou com a participação também do vereador Luiz Henrique Cirillo, vice-presidente para o próximo biênio; Ivan Felizardo Contrera Toro, diretor da FCM; João Batista de Miranda, superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp; Paulo Eduardo Rodrigues da Silva, superintendente da fundação Zerbini e José Bonifácio Nogueira Filho, diretor da EPTV.

Otavio Rizzi Coelho possui graduação em Medicina pela Unicamp e doutorado em Clínica Médica pela Unicamp. Atualmente é professor doutor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Possui 100 artigos publicados em revistas internacionais e nacionais. Orientou alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. Atua principalmente nos seguintes temas: infarto, coronariopatia, hipertrofia, inflamação e prognóstico.

Caius Lucilius com Edimilson Montalti

Share/Save