Doação de brinquedos marca dia do Fisioterapeuta e TO

(15/10/2014) O Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp comemorou nesta segunda-feira (13), o dia dos profissionais das áreas. Neste ano, o serviço completa 30 anos de atividades nas dependências do hospital, com um total de 59 fisioterapeutas e 3 terapeutas ocupacionais. Atualmente, o serviço realiza mais de 9 mil atendimentos por mês no HC.

“Ao desenvolvermos nossa assistência, precisamos de todos os outros serviços que nos ajudam trabalhando nos bastidores”, disse a diretora da área, Luciana Campanatti Palhares, agradecendo os envolvidos.

A comemoração se deu em forma de uma ação solidária, na qual crianças da área de pediatria foram presenteadas com brinquedos arrecadados por funcionários. Os mesmos foram adquiridos após uma avaliação cognitiva, para a compra daqueles específicos para cada criança.

“Hoje temos a oportunidade real de sentir o que é solidariedade. Obrigada à todos pelas doações”, enfatizou a fisioterapeuta  Luciana Castilho. A iniciativa surgiu em 2012, quando a fisioterapeuta recém chegada no serviço, Juliana Guimarães, trouxe a ideia de experiências próprias. “Sempre fui de participar de ações como essa”, explica.

Esteve presente na comemoração, o superintendente do HC, João Batista de Miranda. Como ortopedista, o professor afirmou a importância do trabalho dos profissionais da área. “O que faz o diferencial são vocês, por agradeço em nome da equipe de administração”.

O coordenador de assistência do hospital, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, também participou da festividade. “Vocês fazem parte do grupo seleto de profissionais que tocam no paciente de forma especial”, lembrou.

Há 45 anos, a profissão foi regulamentada, se tornando hoje, parte também essencial para reabilitação de pacientes em tratamento. “É uma profissão difícil, mas também especial. Não existe área da saúde sem a nossa atuação”, conclui  a fisioterapeuta Evelyn Couto.

Os atendimentos são feitos nos ambulatórios, nas enfermarias e nas UTIs. A fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano e que utiliza recursos físicos no tratamento e cura de distúrbios físicos e motores no corpo. A terapia ocupacional é voltada à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras.

Caius Lucilius com Caroline Roque

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

 
Share/Save