Aumentam estudos na área de alimentos

(15/10/2014) “A ciência como base da alimentação saudável". Esse foi o tema abordado pela pró-reitora de Pesquisa Gláucia Pastore, em palestra proferida na última terça-feira (14), no auditório do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A sua fala aconteceu dentro do contexto da I Semana da Alimentação da Divisão de Nutrição e Dietética do HC, evento comemorativo ao Dia Mundial da Alimentação (dia 16).

A professora Gláucia disse que tem aumentado o interesse científico na área de alimentos com a ampliação dos núcleos de pesquisa que estudam o assunto, sobretudo aqueles que fazem relação entre uma alimentação saudável e a saúde. Ela descreveu os alimentos com propriedades funcionais mais pesquisados no momento, entre eles os nutracêuticos (as substâncias fitoquímicas que possuem compostos bioativos como fibras alimentares), os lactobacilos, os flavonoides, os fitosteroides e os ácidos graxos poliinsaturados, presentes nestes alimentos.

A pró-reitora relembrou que no Brasil existe uma ampla biodiversidade de frutas, principalmente no Cerrado do país e que, a partir deste conhecimento popular, houve motivação para buscar, com base científica, se de fato há alegação de propriedades funcionais nestas frutas, como por exemplo o açaí, que é uma das frutas mais estudadas hoje e que possui extensos compostos bioativos.

"Devemos usar a ciência da nutrição, na prevenção e terapia contra as doenças. Também devemos consumir uma alimentação saudável diariamente, composta de frutas e hortaliças, proteína animal, enfatizando a propriedade do uso de pescados", aconselhou. "Estes alimentos protegem inclusive contra o desenvolvimento de doenças cronicodegenerativas como o câncer e doenças cardiovasculares."

Segundo Gláucia Pastore, "a área de alimentos é de extrema importância para as pessoas e fornece um leque de temas para estudos multidisciplinares envolvendo várias frentes de pesquisa, para ofertarmos uma alimentação saudável e de qualidade", salientou.


 

Texto
Da Redação (ASCOM)

Share/Save