Comemoração e homenagem no Dia da Enfermagem no HC

(12/05/2014) O Departamento de Enfermagem (DENF) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp promove de hoje até quarta-feira (14/5), a Semana de Enfermagem em comemoração ao dia do profissional da área. Aproximadamente 1.500 enfermeiros (as) estão em atividade nas áreas assistenciais do HC. O primeiro profissional foi admitido há 45 anos na Unicamp.
 
Nesta manhã, a abertura do evento foi marcada por homenagens e muita emoção. Foi entregue à Maria Cecília Cardoso Benatti, primeira diretora do DENF, com gestão entre 1971 e 1972, o Premio Ryoko de Reconhecimento. “Na época em que entrei no HC era recém formada. Fui a funcionária número 204 do hospital. Nós fazíamos de tudo. Além de cuidar dos pacientes, limpávamos até o chão. O progresso nesses anos foi incrível, e ver o que o departamento se tornou pra mim é emocionante”, declara Benatti.
 
Destinado a um profissional por mérito em serviços prestados tanto na assistência como gestão e educação, o prêmio de reconhecimento Ryoko Tsuda Belentani foi criado e aprovado pela Superintendência do HC em 2013. A enfermeira Ryoko atuou no DENF por 16 anos, e foi diretora entre 1979 e 1985. Foi também a responsável pela implantação da creche para os filhos de funcionários da área da saúde do hospital.
 
A cerimônia seguiu com a inauguração da galeria de fotos de diretores do departamento. Cada um demonstrou a gratidão e emoção pela homenagem prestada ao descerrar a própria placa. Ao todo 10 ex-gestores integram a galeria.
 
A atual diretora Flora Marta Giglio Bueno, que iniciou a gestão em 2010, destaca o desafio futuro do departamento. “Manter o compromisso que o profissional da enfermagem tem com a instituição e com o paciente. Não podemos nunca esquecer que o cuidado é a essência do nosso trabalho. Acredito que esse foi, é e sempre será nosso desafio, mas que vamos alcançar, pois a enfermagem nunca será substituída”, afirma Bueno.
 
A Semana de Enfermagem segue com palestras que acontecem no anfiteatro do 3º andar do HC e no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (CAISM). No dia 13/05, o Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas também recebe palestras que integram o evento, a partir das 9h.

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save