Casos de dengue lotam UER do HC

(05/05/2014) Estão em funcionamento desde o último dia 28/04, na Unidade de Urgência Referenciada - UER do Hospital de Clínicas da Unicamp, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, duas salas exclusivas para hidratação de pacientes com suspeita de dengue. São 10 poltronas para hidratação de pacientes com sangramento de pele espontâneo ou induzido (prova do laço positivo), condição clínica especial, risco social ou comorbidades e sem sinal de alarme.
 
Desde o mês de março, a Unidade de Urgência Referenciada do HC tem registrado uma média elevada de pacientes com suspeita de dengue - cerca de 100 casos/dia. Além do local com poltronas para hidratação, também foram assegurados técnicos de enfermagem exclusivos para a demanda. A iniciativa da superintendência do hospital com a coordenação da UER é para apoiar o município que está em estado de alerta com a epidemia.
 
Segundo a médica Mirela Povinelli, supervisora da UER, o foco desse atendimento é para pacientes do grupo B (ver quadro), com quadro febril agudo acompanhado de manifestações hemorrágicas induzidas ou espontâneas. Para ser atendido com esse esquema não é preciso o hemograma.
 
A Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas da Unicamp registrou aumento de 70% no número de pacientes de procura espontânea nos últimos dois meses, que historicamente tem uma média de 280 atendimentos/dia. O pico chegou a 480 atendimentos, 30% correspondente a casos de dengue. “O HC tem absorvido a demanda das unidades básicas de saúde de Campinas, inclusive os casos de média complexidade que não são dengue”, esclarece Povinelli.
 
O HC, que nas últimas semanas tem recebido casos graves de outras cidades, também está com um médico infectologista a mais em finais de semana e feriados. Para todos os pacientes atendidos, são distribuídas cartas com orientação sobre a dengue.

Leia matéria veiculada no jornal Correio Popular aqui
Ouça a matéria da rádio CBN aqui

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Tags: 
Share/Save