HC abre série do Jornal da Record sobre obesidade

(25/03/2014) O Hospital de Clínicas da Unicamp abriu nesta segunda-feira (24/03), a série especial "Fora do peso", do Jornal da Record sobre Obesidade mórbida, que será veiculada até sexta-feira. As reportagens da Unicamp foram conduzidas pela repórter Cleisla Garcia, que esteve no HC durante três dias para produção da matéria. A série "Fora do peso" retrata a luta dos pacientes para reconquistar as rotinas do dia a dia com saúde. No Brasil, 4 milhões de pessoas são candidatas a cirurgia de redução de estômago.
 
Durante três dias a equipe acompanhou as rotinas dos pacientes e equipes multidisciplinares de saúde do ambulatório de obesidade mórbida do Hospital de Clínicas da Unicamp. Uma parte das gravações aconteceu no dia 12 de março, quando ocorreu a inscrição para o grupo pré-operatório de cirurgia bariátrica no Ginásio Multidisciplinar (GMU) da Universidade. Pelo menos três mil pessoas estiveram no GMU em busca da oportunidade de fazer a cirurgia. No total, 1.790 pessoas fizeram inscrição.
 
A reportagem ressalta que na última década a obesidade deixou de ser tratada como estética e passou a ser encarada como problema de saúde grave, que em todo planeta soma mais de 400 milhões de pessoas acima do peso, 4 milhões somente no Brasil. O país é segundo em todo mundo em numero de cirurgias bariátricas - 80 mil/ano - perdendo apenas para os Estados Unidos.
 
"A obesidade mórbida não é uma questão estética, mas trata-se de uma doença crônica e inflamatória, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A gordura causa a liberação de hormônios que são responsáveis por uma inflamação sistêmica que pode levar à outras doenças", destaca o gastrocirurgião Elinton Adami Chaim, chefe do grupo de cirurgia bariátrica do Hospital de Clínicas da Unicamp que foi uma das fontes da reportagem. O Jornal da Record vai ar todos os dias às 20h40.

 
Assista todas as reportagens no link abaixo:

http://noticias.r7.com/jornal-da-record/serie/fora-do-peso/

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save