Biomédicas do Hospital das Clínicas do Acre visitam HC

(20/03/2014) O Hospital de Clínicas da Unicamp recebeu nos dias 17, 18 e 19, duas biomédicas do Hospital das Clínicas do Acre, em Rio Branco, para uma visita técnica institucional e de treinamento junto ao setor de transplantes do HC. O objetivo foi levar a experiência do serviço de transplante de fígado do HC para o hospital no Acre, que realiza hoje transplantes de rim e córnea.

Recebidas pela coordenadora da Unidade de Transplante de Fígado e Pâncreas da Unicamp, Ilka Santana Boin, Regiane Clélia Ferrari junto com Edilene Emília de Mello Menezes, conheceram as instalações do Setor de Transplante Hepático, no Gastrocentro, as UTIs, as enfermarias e o Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos (SPOT) do HC.

A visita para conhecer o fluxo das áreas multidisciplinares do HC – Unicamp, foi fomentada pela Secretaria de Saúde e pela Secretaria Estadual de Transplante do Acre, após visita da médica Ilka Boin ao hospital do Acre, em 2013. “Elas estavam muito interessadas e puderam aperfeiçoar as técnicas de transplantes de fígado. Estão bem preparadas”, afirma Boin.

Essa pode ser a primeira visita que resultará em uma tutoria, segundo Ilka. “É provável que ainda neste ano, uma equipe de nosso hospital continue os treinamentos no Acre, até que o serviço de transplante de fígado seja implantado por lá. Depois ficamos à disposição para consultoria”, completa.
 
Regiane Clélia Ferrari, que é a responsável pelos transplantes no Estado, relata que o serviço conta com apoio do governo local para o desenvolvimento do programa. "Entretanto enfrentamos as dificuldades de programas iniciantes, como baixa notificação, dificuldade em fechar o protocolo de morte encefálica e elevada recusa familiar", enfatizou Ferrari.
 
Em 2013, o HC da Unicamp realizou 50 transplantes hepáticos. Desde 1991, ano em que começaram a ser feitos, foram efetivados 650 procedimentos. No País, esse tipo de transplante ocorre em 13 estados. Na Região Norte somente o estado do Pará possui um serviço credenciado.
 
Em dezembro de 2013, o Ministério da Saúde concedeu autorização para que o HC em Rio Branco, possa realizar retiradas e transplantes de fígado. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 19/12, através da portaria nº 1.418.

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp
Share/Save