HC conclui modernização em TI do hospital com 100 novos terminais

(23/12/2010) A Divisão de Informática do Hospital de Clínicas da Unicamp, com o apoio da superintendência do HC, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), do Centro de Computação da Universidade e da reitoria, iniciou a última etapa de instalação de 100 computadores com telas de LCD - de um total de 400 equipamentos - adquiridos com recursos do plano de atualização tecnológica (PATC) da Unicamp. Os últimos terminais estão sendo instalados nos ambulatórios, enfermarias, Centros Cirúrgicos e UER. O investimento total para esse projeto abrangido pelo PATC é de R$ 250.000,00.

O projeto começou em 2008 e já efetivou outras tecnologias como a implantação do sistema PACS (Picture Archiving and Communication System - Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens); a requisição de exames on-line, a construção de novos programas para a enfermagem e para os laboratórios; a modernização do site; a construção do Portal de Indicadores; aquisição de novos servidores e ampliação da rede de dados. De acordo com José Fernando Moraes Miguel, diretor de Suporte e Rede do HC, embora o Hospital tenha sido pioneiro na implantação de um sistema de gestão hospitalar há cerca de 20 anos, com o emprego de terminais, os equipamentos eram antigos e sem condições de novas interfaces tecnológicas.

Após várias pesquisas e estudos sobre as melhores soluções para a instituição, a equipe de TI dirigida pelo analista de sistemas, Edson Luiz Kitaka, concluiu a necessidade de atualizar os equipamentos e programas utilizados na troca de informações pelos diversos profissionais do HC. Além de atender o Hospital, a Divisão de Informática do HC oferece suporte aos centros de saúde anexos, como CAISM, Gastrocentro, Hemocentro, CECOM. A Divisão ainda é responsável pelo suporte técnico e operacional ao sistema de gestão informatizada dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Rio Claro, de Mogi Guaçu e São Joao da Boa Vista, além da DRS 7 (Diretoria Regional de Saúde) e CEPRE.

O projeto que continua em andamento, pretende atualizar o sistema de gestão hospitalar e implantar um prontuário eletrônico único. O principal desafio é integrar todos os sistemas que compõem o complexo hospitalar da Unicamp. Segundo Kitaka, a idéia é hospedar o projeto em uma nuvem (cloud) privada, onde serão integrados os prontuários eletrônicos, cadastro de pacientes, sistemas de ambulatórios, enfermagem, farmácia, laboratórios e serviços de laudos além da integração com a Secretária de Saúde.

"A integração evitará retrabalhos e simplificará a obtenção de indicadores. Com a modernização do sistema de TI, o projeto propiciará um salto de qualidade e facilitará tanto a administração quanto o atendimento aos pacientes", explica Kitaka. Além de todos os benefícios com relação a educação, pesquisa e assistência, as tecnologias proporcionarão uma economia para o Hospital, com relação aos processos e insumos gerados. "O projeto também se preocupa com a TI verde, que implica na diminuição de impressões e de mão de obra", afirma Kitaka.

A expectativa da Divisão de Informática do HC para os próximo ano é a implantação de uma rede sem fio para todo o hospital, o que facilitará ainda mais o trabalho dos profissionais, que poderão acessar todos os dados de seus próprios equipamentos portáteis como notebook, smartphone e Ipad.

 

Caius Lucilius com Yasmine de Souza
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save