Unicamp participa de caminhada contra o tabagismo

(28/08/2013) No dia 1º de setembro, acontece a Caminhada de Luta contra o Tabagismo na pista interna da Lagoa do Taquaral. O evento é organizado pela Sociedade Paulista de Tisiopneumologia (SPPT) Regional Campinas, com o apoio da Unicamp e da Prefeitura Municipal de Campinas. A caminhada é aberta ao público com participação gratuita e o evento começa às 8h30 no portão principal que dá acesso ao parque. A atividade tem o objetivo de chamar a atenção da população para os riscos do tabagismo e marca o Dia Nacional Contra o Fumo, comemorado em 29 de agosto.

“É possível parar de fumar e por isso procuramos reforçar nossa missão de apoiar o combate ao tabagismo e de incentivar hábitos saudáveis proporcionando bem estar físico e mental”, declara Ana Maria Camino, pneumologista do Hospital de Clínicas da Unicamp e presidente da SPPT Regional Campinas. Ela aponta que apesar do alto índice de fumantes, os brasileiros têm reduzido o consumo de cigarro.
 
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 6 milhões de pessoas morrem todos os anos em consequência do consumo de tabaco. E mais de 600 mil são mortas pela exposição indireta à fumaça. O tabagismo pode causar doenças cardiovasculares, pulmonares e diferentes tipos de câncer.
 
A campanha nacional divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) este ano traz o slogan “Parece inofensivo, mas fumar narguilé é como fumar 100 cigarros”, que chama a atenção para os riscos do fumo não apenas associados ao cigarro industrializado. O narguilé é um tipo de cachimbo de origem oriental que vem se popularizando entre jovens no Brasil e no mundo. De uso coletivo, o narguilé pode parecer menos agressivo que outros produtos, por usar um filtro d'água e aromatizantes, mas em longo prazo, causa câncer de pulmão, boca e bexiga, estreitamento das artérias e doenças respiratórias. Além disso, ao compartilhar o narguilé com outros usuários, a pessoa fica exposta a herpes e outras a doenças da boca, hepatite C e tuberculose.
 
No próximo domingo (1/09) será distribuído material informativo com orientações para quem quer parar de fumar e quais os locais que oferecem ajuda. “A conscientização da população é fundamental para criar um modelo de saúde na sociedade brasileira”, afirma Ana. Eventos como esse, segundo a médica, fortalecem o trabalho de combate aos hábitos nocivos à saúde. Antes do início da caminhada os participantes receberão orientações de uma equipe de educadores físicos para realização de exercícios para alongamento e aquecimento, garantindo a segurança durante o percurso.
 


Dia Nacional de Combate ao Fumo
 
O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986, pela Lei Federal 7.488, com o objetivo de reforçar as ações nacionais de mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Todo ano, o Ministério da Saúde em parceria com o INCA, realiza campanhas destinadas à população.
 
 
Serviço
 
Caminhada de Luta contra o Tabagismo
Data: 01/09/2013
Horário: 8h30
Local: Lagoa do Taquaral – portão principal

Caius Lucilius com Jéssica Kruckenfellner
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save