HC recebe Campanha Respire Pelo Nariz e Viva Melhor

(13/06/2013) O Hospital de Clínicas da Unicamp recebe na sexta-feira (14) a campanha “Respire pelo nariz e viva melhor”, organizada pela Academia Brasileira de Rinologia. O evento acontece das 8h às 18 horas, em frente a rampa de entrada no 3º andar do HC e a expectativa é atender até 500 pessoas. No sábado (15), a organização realiza o segundo dia de campanha no Parque Taquaral, portão 2. O objetivo orientar a população sobre os benefícios de se respirar pelo nariz e os riscos que a respiração oral pode trazer à saúde. Dúvidas sobre prevenção à gripe, diferenças entre resfriado, rinite, sinusite e outras doenças que causam a obstrução nasal serão esclarecidas.

“A campanha é realizada anualmente nesta época do ano com o intuito de orientar a população sobre a importância da respiração nasal”, explica Marcelo Sampaio, otorrinolaringologista do HC. A programação do evento inclui o teste de olfato, composto por um balcão com 10 aromas diferentes, no qual os participantes farão um teste de identificação dos cheiros. A partir dessa pré-análise, o estado olfativo das pessoas será avaliado. O teste da Escala de Epworth, método usado para medir os níveis de sonolência diurna, mostra a possibilidade do indivíduo “cochilar” em atividades rotineiras, por exemplo.

No teste de Glatzel, um espelho é usado para avaliar de maneira rápida a permeabilidade nasal. E o tste SNOT-22 é um questionário específico aplicado para avaliar a qualidade de vida dos pacientes com rinossinusite crônica (RSC). A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facil. O Ambulatório de Rinologia do HC atende em média 230 pacientes todo mês.

 

Caius Lucilius com Jéssica Kruckenfellner

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save