Médico do HC assume diretoria da SBAIT

(28/05/2013) O professor Gustavo Pereira Fraga, coordenador da disciplina de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, assumiu na última sexta-feira (24/05), a presidência da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). A posse ocorreu na cerimônia de abertura do Intergastro e Trauma 2013, evento organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) em conjunto com a Unicamp, PUC-Campinas e Hospital Mário Gatti e contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e do superintendente do HC, Manoel Bértolo (foto).

“É um grande desafio, mas me sinto muito honrado em cumprir o meu quarto mandato como membro da diretoria”, comenta Gustavo Fraga. Ele cita o trabalho em equipe como um dos seus principais objetivos, assim como a difusão de informações sobre o trauma e a ampliação do programa PARTY. Existem hoje 21 centros de residência em Cirurgia do Trauma no país, distribuídos em 15 municípios de nove estados.

Um dos planos da nova diretoria é aumentar o número de programas de residência e fortalecer as redes de relacionamento entre especialistas, estudantes e residentes. Um exemplo é a sala de Telemedicina do HC, inaugurada em 2009. Um recurso tecnológico que permite a transmissão de aulas e discussões de casos com hospitais universitários de todo o Brasil e países como Estados Unidos e Canadá.
 
O HC recebe inúmeros casos de trauma causado por acidente com motocicleta todo mês. Nos grandes hospitais, esse tipo de acidente representa até 48% dos traumas atendidos. Esse alto número levou a Liga do Trauma do HC a promover atividades de conscientização junto aos jovens, para atuar preventivamente nos acidentes de trânsito. O P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk Related Trauma in Youth) é um programa canadense que foi implantado por Gustavo Fraga no hospital em 2010, com o apoio do chefe da disciplina na época, Mario Mantovani. O envolvimento com ações que promovem o contato de profissionais da saúde com a população, para melhor informar as pessoas sobre as técnicas de prevenção de acidentes, é uma das características de Fraga. Em junho o programa ganha proporção nacional e passa a se chamar PARTY Brasil.
 
Formado em medicina pela Unicamp, Gustavo Fraga fez especialização em Cirurgia do Trauma, defendeu sua dissertação de mestrado e sua tese em doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e realizou pós-doutorado na Divisão de Trauma da Universidade da Califórnia, San Diego. Coordena a Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM desde 2010 e é vice-presidente eleito e coordenador do Comitê de Educação da Sociedade Panamericana de Trauma (SPT). É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e Fellow 2011 do programa FAIMER. É também Fellow do Colégio Americano de Cirurgiões (FACS), da Associação Americana de Cirurgia do Trauma (AAST), Trauma Association of Canadá (TAC) e International Association for Trauma Surgery and Intensive Care (IATSIC). No ano passado, foi o coordenador científico do I Congresso Mundial de Trauma (World Trauma Congress), que reuniu 3.500 profissionais no Rio de Janeiro.
 
Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT)
 
Fundada em 15 de janeiro de 1982, a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado – SBAIT já tem 31 anos e empossa nessa semana sua 12ª diretoria. A SBAIT reúne médicos de todo o país, especializados em trauma e também de outras áreas de atuação. Promove congressos que abordam temas como prevenção, atendimentos pré e intra hospitalar e reabilitação, programas de atualização e reciclagem no atendimento ao traumatizado, a Semana do Trauma e simulações do atendimento de desastres.
 
No próximo dia 8 de junho, Gustavo Fraga promove o Mega PARTY na Faculdade de Ciência Médicas (FCM).
 

Caius Lucilius com Jéssica Kruckenfellner

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save