Médico do HC grava série para o programa “Bom Dia Brasil”

(20/05/13) O neurologista Fernando Cendes do Laboratório de Neuroimagem do Hospital de Clínicas da Unicamp e docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) participou de uma reportagem para a série “Preparativos para a Copa”, exibida sexta-feira (17) no programa Bom Dia Brasil da Rede Globo. O objetivo da série é mostrar como o país está se preparando para receber a Copa das Confederações em junho e quais as novidades na área de pesquisa em esportes.

“Existe um senso comum de que a inteligência é a pronúncia correta do português e a facilidade para números, mas não é isso. Hoje para falar em inteligência falamos em inteligências múltiplas”, conta Paula Teixeira Fernandes, psicóloga e docente da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp.

Ela explica que por causa do treino árduo, contínuo e orientado, os atletas têm níveis elevados de atenção, percepção, velocidade de processamento de informações, memória e raciocínio espacial e temporal. Elementos que comprovam a inteligência acima da média. “E quanto melhor a categoria do jogo, melhor as habilidades cognitivas”, explica.

Enquanto o desempenho dos atletas é analisado do ponto de vista físico, com adjetivos que ressaltam a habilidade motora, rapidez e força, cientistas comprovam através de pesquisas que os bons resultados no esporte também são resultado de um cérebro privilegiado. “Um atleta tem que tomar decisões em frações de segundos e isso não se faz de uma forma trivial”, completa Fernando Cendes.

Caius Lucilius com Jéssica Kruckenfellner

 Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save