Ambulatório de Psiquiatria ganha nova instalação

(04/12/2006) O ambulatório de psiquiatria do Hospital de Clínicas foi transferido do 3º andar para o segundo no final do mês de novembro. A inauguração aconteceu no dia 4 de dezembro. Além da placa inaugural, foi apresentado em data-show uma coletânea de fotos históricas do ambulatório. O antigo ambulatório de psiquiatria cedeu lugar ao ambulatório de oncologia, que estará sendo reformado e ampliado.

O cerimonial contou com a participação de Wolgrand Alves Vilela (chefe do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da FCM), Luiz Carlos Zeferino (superintendente do HC), José Antônio Rocha Gontijo (diretor da FCM) e Antônio de Carvalho de Ávila Jacinto (médico do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da FCM).

Antes, o ambulatório possuía 13 salas para atendimentos gerais e uma para reuniões de grupo. Hoje, o novo ambulatório ganhou mais uma sala e um banheiro. "A importância desse novo espaço, além da ampliação é dinamizar no sentido de melhorar o trabalho do profissional, fazendo com que o paciente seja privilegiado. Nossa intenção é melhorar a qualidade do atendimento", comentou Antônio de Carvalho de Ávila.

O Departamento de Psiquiatria da Unicamp teve início em 1967 na Santa Casa de Campinas. Veio para o HC em 1983 e depois de nove anos foi inaugurado o ambulatório de psiquiatria no 3º andar do hospital. Os atendimentos cresceram significamente com o passar dos anos. Em 1995 foram atendidos 12.216 pacientes. Dez anos mais tarde (2005), o atendimento passou de 26.380/ano.

Dentro do ambulatório existe o atendimento de diversas especialidades como: neuropsiquiatria de idosos, substâncias psicoativas (tratamento de drogas em geral), ambulatório de interconsulta (pacientes que fazem tratamentos em outras áreas da saúde e que também possuem problemas psiquiátricos), ambulatório de psiquiatria de adolescentes e infantil, atendimento de psicoterapia (doenças mentais), terapia de adulto, além da mais recente especialidade que atende pacientes com transtornos alimentares (Anorexia e Bulimia).

 

Caius Lucilius com Bruna Michelle
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save