HC da Unicamp atende 1200 crianças neste final de semana

(25/09/2006) O serviço de Oftalmologia do HC da Unicamp promoveu no ambulatório do hospital de Clínicas da Unicamp, o projeto Saúde Visual do Escolar. O projeto, desenvolvido conjuntamente com a Delegacia Regional de Ensino, vai realizar exames oftalmológicos completos em cerca de 1200 crianças da primeira série do ensino fundamental, provenientes de todas as escolas estaduais do município de Campinas.

As crianças, com idade média de sete anos, foram triadas por 70 professores da rede estadual, que receberam treinamento do HC da Unicamp para o uso da tabela oftalmológica nas escolas. No total foram encaminhadas 2.900 crianças e triadas 10 mil pelos professores envolvidos no projeto. Após os exames, as crianças que tiverem necessidade de óculos receberão o produto nas respectivas escolas. Está assegurado o tratamento e acompanhamento de outras doenças para todas as crianças que necessitarem.

O horário de atendimento será das 8 às 14 horas, onde as crianças serão atendidas em quatro blocos estabelecidos pela diretoria de ensino. Todas as crianças serão encaminhadas para o exame pelos pais. A chegada das crianças foi marcada alternadamente para não haver fila e congestionamento nos ambulatórios. No Brasil, estima-se que 1% da população seja portadora de deficiência visual e que a principal causa sejam os erros refracionais não corrigidos em todas as faixas etárias. Contato para entrevistas: Dra. Denise Fornazari.

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP