Centro Cirúrgico do HC recebe 12 novos focos cirúrgicos

Equipamentos aumentam a eficiência das cirurgias, principalmente de urgência e emergência

(21/08/2006) - O Centro Cirúrgico Geral do Hospital de Clínicas da Unicamp acaba de concluir a instalação de 11 novos focos cirúrgicos (equipamento usado para iluminação do paciente durante cirurgia). Os novos equipamentos substituíram os focos que existiam desde a inauguração do hospital, há 20 anos. Os novos focos fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 1,9 milhão do Ministério da Saúde e do próprio hospital, para aquisição de diversos equipamentos para o centro cirúrgico e central de materiais. O Centro Cirúrgico Ambulatorial vai receber um novo foco.

A tecnologia incorporada aos novos focos permite diversas qualidades como uma focalização regulável e grande liberdade de movimentos, além de fornecer uma luz fria e uniforme através de filtros de permeabilidade espectral branca, não permitindo aquecimento da região iluminada. Também se destacam nos novos focos, o controle de intensidade na cúpula e a baixa irradiação de calor.

Outra característica importante é que o foco no campo operatório é regulável através de moderno sistema de focalização, com manopla esterilizável, localizada ao centro da cúpula permitindo articulações variáveis de ângulo, altura, além do fácil manuseio e regulagem por parte do cirurgião ou assistente. Um sistema de segurança garante que na queima de uma lâmpada, as demais permanecem acessas. Os antigos focos - sem peças de reposição no mercado -serão guardados para reposição nos oito equipamentos do Centro Cirúrgico Ambulatorial.

 

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save