Ex-aluno da FCM e cirurgião de destaque no Canadá visita HC

Há 15 anos no Canadá, Sandro Rizoli é professor de Cirurgia do Trauma e Medicina Intensiva da Universidade de Toronto

(07/07/2006) O médico cirurgião Sandro Rizoli, ex-aluno e ex-residente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, visita nesta segunda-feira (10/7), a Disciplina de Cirurgia do Trauma do Departamento de Cirurgia da FCM e o Hospital de Clínicas. Há quinze anos morando no Canadá, o ex-aluno da Unicamp é hoje um cirurgião reconhecido no país, onde atua como professor assistente de Cirurgia do Trauma e Medicina Intensiva da Universidade de Toronto. O médico também é diretor de Pesquisa em Trauma no Sunnybrook Health Sciences Centre, e autor de uma pesquisa inovadora denominada Novos avanços em reanimação do traumatizado com choque hemorrágico.

De acordo com especialistas em traumatologia a pesquisa é de grande impacto na prática médica e estará sendo apresentada pela primeira vez no Brasil, em uma palestra na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), no dia 12 de julho. Na Unicamp, o Prof. Dr. Sandro Rizoli será recebido pelo chefe do Departamento de Cirurgia da FCM, Nelson A. Andreollo e pelos professores Mario Mantovani e Gustavo Pereira Fraga. “Um brasileiro ser reconhecido por sua contribuição à cirurgia em outro país não é algo habitual, principalmente em um país como o Canadá, que é uma das referências em técnicas de urgência e emergência para o mundo”, salienta Dr. Gustavo Fraga.

O cirurgião Sandro Rizoli formou-se médico em 1984 pela FCM, onde concluiu a residência em cirurgia geral no Departamento de Cirurgia entre 1985 e 1987. Há quinze anos morando no Canadá, o prof. Rizoli liderou um grupo que mostrou, através de diversos estudos, os efeitos benéficos de uma nova solução para reanimação de pacientes com hemorragia grave e que sofreram traumatismo, na maioria dos casos, acidente automobilístico. A pesquisa comprovou que essa nova solução diminui a resposta inflamatória ao choque, com conseqüente redução do dano e da morbidade. Em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos nessa área, o médico brasileiro recebe em setembro, o prêmio “Medalha de Ouro em Cirurgia”, do Royal College of Physicians and Surgeons of Canada.

As inscrições na SMCC são gratuitas, e estão convidados alunos, residentes, colegas da FCM e do HC e demais médicos de Campinas e região.

 

Novos avanços em reanimação do traumatizado com choque hemorrágico
Data: 12 de julho de 2006
Horário: 19h30
Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas
Endereço: Rua Delfino Cintra, 63 Centro Campinas
Informações e inscrições: (19) 3231-2811

 

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save