HC incorpora equipamento analítico bioquímico de última geração

(06/06/2006) Visando otimizar a realização de diagnósticos de pacientes do Hospital de Clínicas da Unicamp, a Seção de Bioquímica Clínica da Divisão de Patologia Clínica incorporou recentemente, um equipamento de última geração totalmente automatizado. O equipamento, denominado sistema analítico bioquímico automático de grande porte (MODULAR ANALYTICS Roche - Hitachi), permite a realização de mais de 70 parâmetros bioquímicos simultâneos e tem a capacidade de analisar 700 amostras/hora, com excelente performance na qualidade dos resultados laboratoriais. O equipamento é cedido ao HC sob forma de comodato pela empresa Roche Diagnóstica e atende toda a gama de necessidades da Seção numa única grande plataforma.

Segundo a chefe do departamento de Patologia Clínica da FCM, Profª Dra. Eliana Cotta de Faria, as principais características tecnológicas do equipamento, além do aumento de produtividade com o um bom custo/benefício, é o grau de automação e a possibilidade de expansão analítica para outros exames laboratoriais, devido a característica modular. De acordo com ela, o MODULAR ANALYTICS Roche - Hitachi pode realizar 197 aplicações de reagentes que permitem uma consolidação completa de até 90% dos testes antes da liberação dos resultados, que ficam disponíveis em poucos minutos.

Totalmente integrado na rede do hospital, a plataforma permite a integração entre laboratórios através de uma estação de trabalho, acessível inclusive à distância. No equipamento podem ser analisadas amostras de soro, plasma, urina, líquido céfaloraquidiano e líquido cavitários. A capacitação da equipe de profissionais responsáveis pela operação do equipamento está sendo desenvolvida em etapas, através de treinamentos teóricos e práticos. A chegada do novo equipamento proporcionou um aumento da eficiência diagnóstica e a manutenção de um alto padrão de qualidade.

 

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save