CEB, Caism e HC discutem tema prioritário da área

(18/10/2007) O Centro de EngenhariaBiomédica (CEB), o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e o Hospital de Clínicas (HC), todos da Unicamp, promovem hoje mais uma edição do Fórum Permanente e Interdisciplinar de Saúde. No auditório da Biblioteca Central “César Lattes” (BC-CL), o tema central da discussão é “Tecnologia e Informação em Saúde”. O diretor do CEB, Eduardo Tavares Costa, afirmou que esse fórum é especialmente importante por permitir que aqueles que são responsáveis diretos pelo atendimento à população possam discutir suas necessidades e seus pontos de vista, relacionados à incorporação de tecnologias de saúde que cada vez mais estão sendo sofisticadas.

Na opinião do diretor-executivo do Caism, Oswaldo da Rocha Grassioto, trata-se de um tema prioritário para os próximos anos, seja na questão da aquisição, manutenção e planejamento para equipamentos, seja na questão de desenvolvimento para a área de tecnologia da informação. O assessor da superintendência do HC, Fábio Luis Alves, compartilhou dessa opinião e acrescentou que o tema da tecnologia é mais do que necessário e importante ser discutido no campo da saúde, por duas questões. A primeira, pela lógica de pensar o quanto a tecnologia pode e deve ser produtora de qualidade na atenção à saúde e, a segunda, pela lógica de pensar o manuseio e a operacionalização dos trabalhadores da saúde com todo esse parque tecnológico.

A palestra de abertura do Fórum foi feita pelo engenheiro biomédico, Léo Janner Cartana Albornoz, do departamento de Economia do Ministério da Saúde. Na oportunidade, Albornoz falou sobre modelos de financiamento para aquisição de equipamentos hospitalares. Os fóruns permanentes são uma realização da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). Nesse fórum, esses órgãos estiveram representados pelo professor Milton Lopes, assessor da CGU. Veja a programação completa do Fórum.

Jeverson Barbieri (texto), Ant ônio Scarpinetti (fotos) e Natan Santiago (edição de imagens)
Assessoria de Imprensa do HC e ASCOM UNICAMP

Share/Save