III Jornada da Ouvidoria do HC

(18/10/2007) A terceira edição da Jornada da Ouvidoria do HC elegeu como tema dos debates deste ano, “Saúde, Democracia e Cidadania no SUS”. O evento acontece dias 23 e 24, no anfiteatro do 3º andar do HC da Unicamp. A proposta da organização do evento é ampliar e aprofundar os conceitos do tema dentro de uma instituição pública como o HC da Unicamp, inclusive a questão da humanização em todas as áreas – administrativas e assistenciais e a contribuição da Ouvidoria no exercício do direito à cidadania. O evento é aberto a todos interessados.

De acordo com as ouvidoras do HC Mirian Franzoloso Santos Martins e Maria Amélia Ayres Guidetti Zagatto, o tema deste ano vem ao encontro a movimentos cada vez mais fortes em todo país na discussão da produção de saúde no SUS e seus protagonistas. “A humanização do trabalho em instituições como a nossa é um movimento sem volta, embora as adequações sejam pontuais a cada instituição e é isso que vamos abordar”, ressalta Mirian. Neste ano, diz, haverá inclusive apresentação de relatos nas mesas redondas de pacientes e funcionários.

Segundo Mirian Martins desde janeiro até outubro, a Ouvidoria do HC realizou 1890 atendimentos sendo 70 por cento deles pessoalmente. Deste total, esclarece, 88% são de usuários externos e 55% são reclamações. “A Ouvidoria tem um papel fundamental para melhorar o atendimento do Hospital pois é um canal importante para mapear problemas e propor soluções”, enfatiza o Coordenador de Assistência do HC, Prof. Manoel Barros Bértolo.

Neste ano (Veja a programação completa abaixo), a Jornada da Ouvidora terá na 1ª mesa o tema do evento, “Saúde, Democracia e Cidadania no SUS”, que se encerra às 12 horas. A segunda mesa redonda do dia começa às 14 horas e será sobre “Avanços e Perspectivas na Política Pública de Proteção à Saúde”.

A mesa redonda do 2º dia da III Jornada de Ouvidoria do HC terá como tema a “Desafios para o HC na Humanização do Trabalho em Saúde”. O tema de encerramento que acontecera à tarde será “A Contribuição da Ouvidoria no Exercício do Direito à Saúde”.

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save