HC controla bactéria e retoma internação e cirurgias

(31/07/2007) O Comitê de Controle Interno da bactéria Enterococcus faecium no Hospital de Clínicas da Unicamp informa que alcançou o controle da colonização da bactéria Enterococcus faecium nas enfermarias do hospital. Desta forma o HC da Unicamp estará reabrindo gradualmente a partir desta quarta-feira (01/08), as internações em suas enfermarias, bem como a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos eletivos. A reabertura está seguindo normas rigorosas de segurança tanto para funcionários como para pacientes e visitantes.

A restrição temporária se tornou necessária após a detecção pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC - CCIH, de pacientes portadores da bactéria Enterococcus faecium. A Enterococcus é uma bactéria que faz parte da flora natural do ser humano em condições normais de saúde. Entretanto, a forma variante encontrada naqueles pacientes demonstrou ser resistente ao antibiótico Vancomicina, que é o medicamento de escolha para esse tipo de bactéria.

O Hospital de Clínicas da Unicamp agradece a cooperação dos diversos parceiros envolvidos (DRS VII, Secretarias de Saúde Municipal e Estadual, COVISA, HMMG, HES e Celso Pierro) e reafirma seus melhores esforços para normalizar o mais rapidamente possível seus serviços de atendimento à população, sempre de acordo com o alto grau de responsabilidade e de eficiência que o qualificou como principal referência no sistema de saúde de Campinas e região.

Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save