HC suspende internações e cirurgias eletivas

(23/07/2007) O Hospital de Clínicas da Unicamp informa que, por medida de precaução, restringirá temporariamente as internações em suas enfermarias e a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos eletivos. Serão atendidos somente casos de urgência encaminhados à Unidade de Emergência Referenciada (Pronto-Socorro).

A medida se tornou necessária após a detecção pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH, na enfermaria de Gastrocirurgia, de 12 pacientes portadores da bactéria Enterococcus faecium. A Enterococcus é uma bactéria que faz parte da flora natural do ser humano em condições normais de saúde. Entretanto, a forma variante encontrada naqueles pacientes demonstrou ser resistente ao antibiótico Vancomicina, que é o medicamento de escolha para esse tipo de bactéria. Os pacientes portadores não apresentam quadro de infecção.

Considerando a inexistência de casos anteriores neste hospital e o risco de ocorrência de infecções relacionadas ao Enterococcus faecium, a Superintendência do HC da Unicamp, orientada por sua Comissão de Controle de Infecção hospitalar, tomou as seguintes providências:

1. A não-realização de novas internações - restrição que não inclui procedimentos ambulatoriais e de urgência - até que a bactéria não seja mais detectada no hospital.

2. A restrição do fluxo de pacientes na Unidade de Emergência Referenciada.

3. A colocação dos pacientes portadores do Enterococcus faecium sob medidas específicas de prevenção de transmissão da bactéria.

4. A criação de um comitê de controle interno integrado pela diretoria da Faculdade de Ciências Médicas, Coordenadoria de Assistência, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Diretoria de Enfermagem, Chefia Médica da Unidade de Emergência Referenciada, Centro Cirúrgico e unidades de Internação e chefia de Enfermagem do Centro Cirúrgico.

5. Notificação às autoridades sanitárias.

O Hospital de Clínicas da Unicamp empenhará seus melhores esforços para normalizar o mais rapidamente possível seus serviços de atendimento à população, sempre de acordo com o alto grau de responsabilidade e de eficiência que o qualificou como principal referência no sistema de saúde de Campinas e região.

Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save