Oncologia do HC recebe nova área

(06/07/2007) O Serviço de Oncologia Clínica do Hospital de Clínicas da Unicamp recebeu nesta sexta-feira (06/07), sua nova área de atendimento aos pacientes. A nova área foi reformada e ampliada com recursos - cerca de R$ 150 mil - da universidade e de parceiros sociais do hospital. Agora, as 800 consultas médicas ao mês, incluindo 80 casos novos, estarão sendo atendidas com o dobro da área física, que passa de 220 metros para 440 metros quadrados. O número de consultórios foi triplicado (09) e contará inclusive com uma sala odontológica, uma sala de procedimento e uma para cuidados paliativos. Já a sala de quimioterapia recebeu novas cadeiras e climatização.

Segundo a responsável pela Disciplina de Oncologia do hospital, professora Carmem Sílvia Passos Lima, as obras levaram seis meses e priorizaram a humanização do ambiente. “Todos os consultórios e salas de apoio possuem muita iluminação natural além das paredes receberam pinturas em cores suaves, o que contribui para melhorar os estado emocional de pacientes, acompanhantes e funcionários”, destacou a oncologista que foi homenageada pelos funcionários que retribuiu “Obrigado a todos vocês por me agüentarem. Sem vocês nada disso teria ocorrido”.

De acordo com o superintendente do HC, professor Luiz Carlos Zeferino, essa área é uma das etapas estratégicas que estão sendo conduzidas com gestores estadual e federal para melhorar os atendimentos e procedimentos oncológicos no HC. “Em breve teremos novidades nessa área”, informou Zeferino. Já o Coordenador Geral da Universidade, professor Fernando Costa enfatizou "Somos referência na área e temos atraído cada vez mais profissionais e pesquisadores de alto nível. Certamente a oncologia é uma área que crescerá muito em todo mundo nos próximos anos e não será diferente aqui, pois vejo o quando estamos preparados para esses desafios científicos e assistenciais".

O HC da Unicamp funciona como referência para o atendimento a pacientes com câncer das Diretorias Regionais de Saúde (DRS) de Campinas, Piracicaba e São João da Boa Vista e até de outros estados. O serviço também oferece consultas de Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Odontologia. O HC faz parte do serviço de Registro Hospitalar do Câncer (RHC), com a notificação compulsória dos casos de câncer atendidos no hospital junto à Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP). Hoje, os tipos de câncer com maior freqüência no ambulatório e na quimioterapia do HC são cólon e reto, cabeça e pescoço, próstata e gástrico.

ONCO IN CONCERT - Parte dos recursos utilizados na reforma foi captado junto a inúmeras atividades culturais promovidas nos últimos dois anos, pelo Programa de Parceria Social do HC. Um dos primeiros eventos foi a apresentação da Filarmônica de Campinas, no Salão Social da Sociedade Hípica de Campinas, tendo reunido mais de 700 pessoas no primeiro show beneficente. Foram realizados ainda peças teatrais, exposições e leilões de obras de artes doadas por artistas da Região.

Apoiadores das ações promovidas pelos Parceiros Sociais do HC: TV Fênix, Relações Públicas da FCM, Artes Cênicas IA (Organização e luz da peça A Dona da História), Dona Penha (Doação do celular), Marina Lauand (Estagiária Propaganda e marketing HC), Alexandre Romera (Zodiac), Sociedade Hípica de Campinas, Angela Mochi (Wine Company), Rádio Antena 1, Nova Natural Farmácia de Manipulação,EPTV, Bosch, 3M, Ana Massara (Atelier e Galeria de Artes Leilão de Quadros), Bar e Restaurante Seo Rosa, Restaurante Catetinho da Hípica, Papelaria Vista Verde, Vera Pessagno Bréscia (Clube das Lady), Tênis Club.

 

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save