Programa estimula integração da Rede de Hospitais Sentinela

(14/06/2007) Os serviços de saúde participantes da Rede de Hospitais Sentinela ganharam um novo instrumento para facilitar ações de comunicação e capacitação. Desde maio, já está no ar o Programa Sentinelas em Ação, voltado para os profissionais da rede que trabalham com o gerenciamento de riscos em saúde e o uso racional de tecnologias nessas instituições. O HC da Unicamp e o CAISM integram a Rede Sentinela desde o lançamento do programa e tem participado ativamente das reuniões virtuais periódicas organizadas pela rede.

O programa é uma iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com o Hospital Sírio Libanês de São Paulo (SP). Dos 188 hospitais que integram a Rede Sentinela, 85 já estão cadastrados para receber as transmissões em tempo real, às terças-feiras, 11h.

As transmissões são geradas a partir do Hospital Sírio Libanês. A recepção do sinal nos hospitais é feita por videoconferência ou videostreaming. Com o suporte de um projetor multimídia, o hospital reproduz o ambiente de uma sala de audiência. Os participantes podem conversar com o palestrante ou enviar perguntas por meio de chat; e todos os programas ficam disponíveis para consulta em uma videoteca.

Em cada edição do programa, com duração de cerca de uma hora, um convidado aborda algum tema relacionado ao gerenciamento de riscos ou à utilização apropriada de tecnologias em saúde. Questões pertinentes ao uso racional de medicamentos e à hemovigilância já foram discutidas. No último programa, na terça-feira (12), o tema em pauta foi a higienização das mãos como estratégia para a redução e o controle de infecções hospitalares.

A coordenadora de Vigilância em Serviços Sentinela da Anvisa, Clarice Alegre Petramale, ressalta que as ferramentas de ensino a distância são importantes aliadas para fomentar a educação continuada na Rede Sentinela. “Podemos capacitar um número maior de profissionais e promover a integração da rede, com o uso reduzido de recursos comparativamente ao que se seria necessário para investir em ações presenciais”, comenta.

Parceria

O Programa Sentinelas em Ação faz parte do termo de cooperação técnica assinado entre a Anvisa e a Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio Libanês, em abril. O objetivo da parceria é realizar ações educativas e cursos – no âmbito da Rede de Hospitais Sentinela –, com o auxílio de tecnologias de ensino a distância, para formação e capacitação em larga escala dos profissionais que atuam com o gerenciamento de riscos nos serviços de saúde.

Informação: Assessoria de Imprensa da Anvisa

 

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save