HC vai economizar 3.000 MWh por ano com programa da Elektro

(12/02/2007) Uma parceria inédita entre a Elektro e o Hospital de Clínicas da Unicamp fará a instituição economizar 3.000 MWh por ano – quantidade de energia elétrica suficiente para abastecer 19.500 residências durante um mês (famílias com cinco pessoas e com um consumo médio de 155 kWh/mês). O HC da Unicamp faz parte do conglomerado de prédios públicos que estão participando do Programa de Eficientização Energética promovido pela distribuidora.

No total, foram substituídas 6.665 luminárias simples com lâmpadas de 40W e 20W e reatores eletromagnéticos por luminárias especiais espelhadas mais eficientes e econômicas. A Elektro também trocou quatro unidades de refrigeração com compressão a pistão e capacidade de 140 toneladas de refrigeração (TR’s) cada por duas unidades de compressão a parafuso e com capacidade de 300 TR’s, que economizam 50% de energia.

Para este projeto, a Elektro investiu cerca de R$ 1.600.000,00 em melhorias no sistema de refrigeração do ambiente e na iluminação interna do HC da Unicamp buscando maior eficiência energética e, ao mesmo tempo, otimizando o consumo de energia. Metade deste valor foi doado pela Elektro por meio do Programa de Eficiência Energética aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e os outros 50% serão pagos pela Unicamp por meio da economia de energia elétrica.

Eficientização na Unicamp
O programa de eficientização energética do Hospital de Clínicas da Unicamp acorreu em duas etapas. Para comprovar os resultados das alterações no sistema de iluminação interna do hospital, apontando os resultados comparativos de antes e depois da implementação das medidas de eficiência, a instituição fez um estudo com foco nas obras realizadas durante a 2a etapa.

Segundo a análise, a economia de energia elétrica – apenas com as trocas de lâmpadas, luminárias e reatores – chegará a 1.474 MWh/ano. E o nível de iluminação dos ambientes teve uma melhora variou entre 35 a 98%. 

O sistema de iluminação da área interna do HC contava com 11.807 lâmpadas e com a efetivação do projeto passou a ter 6.623. O número de luminárias manteve-se o mesmo, 4.147 unidades, mas foram trocadas por modelos mais eficientes e com calhas reflexivas. Após o projeto, o sistema de iluminação ficou padronizado, pois conta agora com um dois tipos de lâmpadas (16W e 32W), três tipos de luminárias e dois modelos de reatores.

Além de reduzir o consumo de energia, este projeto tem o objetivo de gerar melhorias nos sistemas de iluminação, refrigeração de ambientes e no sistema de aquecimento de água, e também proporcionar maior bem-estar aos usuários, explica João Mazzon, Gerente Executivo de Relacionamento com Clientes da Elektro. "A parceria com o Hospital das Clínicas da Unicamp foi uma boa oportunidade para mostrar como o Projeto de Eficientização Energética é benéfico para toda a sociedade, pois com a economia de energia, a instituição poderá empregar os recursos, antes destinados para pagar a conta, em outros setores do hospital; enquanto os colaboradores e usuários do HC usufruem de ambientes mais claros e aconchegantes. Além é claro, da própria economia de energia elétrica que beneficia a todos", completa Mazzon.

Programa de Eficientização Energética
A Elektro investirá, em 2007, cerca de R$ 6 milhões no Programa de Eficientização Energética em prédios públicos em sua área de concessão. Ao todo, 330 prédios entre: escolas, hospitais, asilos, prefeituras, delegacias e entidades beneficentes serão beneficiados pelo programa, que oferece – gratuitamente – todo suporte técnico e profissional para geração de economia de energia elétrica.

A estimativa da distribuidora é que, após a implementação do projeto, estes prédios economizem cerca de 6.200 MWh por ano – o que representa uma quantidade de energia suficiente para abastecer 40 mil residências por mês (famílias com cinco pessoas com um consumo médio de 155 kWh/mês). 

Conforme determinado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Elektro está investindo 0,25% de sua receita operacional líquida em projetos de Eficientização Energética para promover o uso racional de energia elétrica nas comunidades onde atua. Entre os projetos desenvolvidos pela empresa neste segmento estão também as ações voltadas para os clientes de baixo poder aquisitivo, que recebem doações de lâmpadas mais econômicas, geladeiras e reformas nas instalações elétricas.

 

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save