Prof. Terzi recebe homenagens de companheiros e familiares

(14/05/2007) Os mais de 20 anos de trabalho na Unicamp, as inúmeras premiações e títulos alcançados na medicina e a boa atuação como docente são algumas das atividades realizadas pelo médico intensivista Renato Giuseppe Giovanni Terzi. Por sua importância no Hospital de Clínicas, mais especificamente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e por estar se aposentando, docentes, amigos e familiares fizeram uma homenagem ao professor, no dia 9 de maio.

A cerimônia teve início com o discurso do superintendente do HC, Luiz Carlos Zeferino e em seguida, outros profissionais da UTI manifestaram suas mensagens de carinho e gratidão ao trabalho do Prof. Terzi.

Zeferino elogiou o trabalho do Dr. Terzi durante os anos que atuou na UTI. “As pessoas sempre serão lembradas pelo que fizeram. A homenagem ao Dr. Terzi tem o objetivo de mostrar o quanto as pessoas lhe percebem”, disse Zeferino.

A companheira de faculdade, hoje professora titular do Departamento de Neurologia da FCM Maria Valeriana Moura Ribeiro, resgatou momentos em que esteve junto com Terzi na Universidade e também, depois de anos na Unicamp. “Agradeço ao Dr. Terzi sua capacidade de liderança, formação de profissionais e companheirismo durante anos de convivência”, declara Profa. Maria Valeriana.

O professor teve participação direta na estruturação da UTI, inaugurada em 24 de junho de 1986, com o apoio da equipe multidisciplinar, designada pela Faculdade de Ciências Médicas.

Terzi se destacou na enorme produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado que, de 1989 até 2007, totalizaram 262. Dentre as pesquisas em andamento no Departamento de Cirurgia, Terzi apresentou um novo método para a avaliação do trauma de crânio e a hipertensão craniana.

Bruna Bazzo

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save