Gastão Vagner discute melhorias na gestão hospitalar

(29/03/2007) Em palestra realizada no dia 22 de março, o docente do departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM e ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos, falou sobre o tema "Reorganização do Hospital: unidades de produção, funcionamento em rede e clínica ampliada". O superintendente do HC, Luiz Carlos Zeferino também compareceu e argumentou sobre melhorias nos conceitos gerenciais do hospital.

"Estou convencido de que temos de rever o modelo de funcionamento do Hospital de Clínicas. Apesar do aumento da produtividade e economia em muitas áreas, no ano passado o HC recebeu menos 5 milhões de verba (em relação a 2005). Isso significa que precisamos nos organizar para o bom funcionamento do hospital", relatou Zeferino.

Um modelo ideal de gestão hospitalar, segundo Gastão Wagner é a junção de um trabalho como ação humana, que deve ser organizada e sistemática. "As novas tendências de gestão hospitalar tem a função de organizar e mediar a política de saúde da empresa ou instituição e o trabalho em saúde. Além disso, a gestão de saúde, voltada para o hospital tem uma certa autonomia de ‘inventar’ novas diretrizes políticas", afirmou o ex-secretário executivo do Ministério da Saúde.

De acordo com especialistas a gestão pode variar de hospital para hospital. Entretanto, um dos objetivos das novas gestões é proporcionar um equilíbrio sustentável entre a questão financeira e de insumos (compra, pagamento de salários, etc.) e a gestão do trabalho em saúde. Já uma das dificuldades apontadas na gestão de hoje e de amanhã é manter a responsabilidade clínica.

Gastão Wagner falou sobre as estratégias de mudança na gestão hospitalar. "Uma opção relevante para a melhora na gestão seria propor mudanças organizacionais como aumentar a valorização do profissional de referência, reorganizar o espaço do hospital ou serviço de saúde com bens em unidades de produção e espaço de gestão", analisou Gastão Wagner.

Bruna Bazzo
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save