Neurofisioterapia infantil recebe doação de cadeiras

(21/03/2007) Melhora na qualidade de vida, diminuição de problemas pulmonares e no número de internações foram os resultados da doação de 14 cadeiras adaptadas e uma sem adaptação para crianças com necessidades especiais do ambulatório de neurofisioterapia infantil do Hospital de Clínicas. O Centro Espírita Deus Cristo Caridade, de São Paulo foi o responsável pela doação e contou com a ajuda do Serviço Social do HC, que há anos luta pela melhor acomodação das crianças.

Em 2003, o Serviço Social verificou a necessidade de conseguir parcerias com organizações e empresas para que ajudassem na doação de cadeiras. Muitos pacientes compareciam ao hospital carregados pelos familiares. A partir dos contatos, o Serviço Social conseguiu uma parceria com o grupo de São Paulo, e o que seria apenas a doação de uma cadeira, acabou beneficiando 15 pacientes. “Nosso colaborador aceitou em nos doar uma cadeira adaptada. Depois de enviarmos as fotos das crianças e explicar o problema desses pacientes, o grupo se sensibilizou e nos ofereceu 15 cadeiras, com a ajuda de empresários e bazares beneficentes. Isso foi muito gratificante para nós”, afirma a Assistente Social, Maria de Lourdes Fraga Penteado.

O ambulatório de neurofisioterapia infantil atende mensalmente cerca de 290 crianças com idade entre dois meses e 12 anos, que apresentam seqüelas neurológicas de diversas origens e que requerem cuidados especiais. O próximo passo, segundo o Serviço Social é conseguir pelo menos mais cinco cadeiras adaptadas para outras crianças carentes.

 

Caius Lucilius com Bruna Bazzo
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save