Programa VISA-HC já aponta bons resultados

(15/02/2007) Melhorias alcançadas em 2006 e projetos que prevêem resultados ainda mais satisfatórios em 2007. Esse foi um dos principais assuntos discutidos na inauguração do Programa Educacional de Vigilância Sanitária (VISA), dia 13, no Anfiteatro do Hospital de Clínicas. O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas e teve a mesa composta pelo superintendente do HC, Prof º Dr. Luiz Carlos Zeferino, membro do Comitê Técnico de Melhoria, Maria Bernadete B. P. Barbosa Lima, diretora do Serviço de Enfermagem médico cirurgica, Maria Rosa Ceccato Colombrini e a coordenadora da Vigilância Sanitária Norte de Campinas, Celi Vendramini Regatieri Munhoz.

No início da cerimônia, o Superintendente fez uma rápida apresentação do hospital, englobando a importância da Vigilância Sanitária em ajudar na recuperação e manutenção das áreas apontadas como não conformidades. “A partir de um olhar externo, a VISA tem a função de indicar devidos procedimentos a serem realizados para melhores condições de atendimento à saúde. Isso faz com que aumente a satisfação de usuários e também do próprio público interno”, afirmou Zeferino. Para que o resultado seja ainda melhor, o superintendente acredita na conscientização de funcionários e docentes através do Programa Educativo.

Em seguida, Maria Bernadete apresentou sobre o trabalho realizado em 2006 pelo Grupo VISA-HC e as ações que já estão acontecendo neste ano. “O nosso grupo de trabalho teve início em maio de 2006 e a partir daí elaboramos planos de ação de melhoria por área, levantamos necessidades de compra e reforma e entre outras coisas, acompanhamos os planos de ação juntamente com as áreas. Hoje, as áreas já estão organizando o espaço de trabalho e está proibido o estoque de medicamentos vencidos. Existe uma proposta de centralização de desinfecção de materiais”, argumenta Bernadete.

Já a enfermeira Celi da VISA-Norte comenta que o trabalho realizado pela Vigilância atende o tempo todo 100% da população. “O nosso papel na Vigilância tem um caráter educativo, cooperativo e fiscalizatório. Por isso, tem a finalidade de atender toda a população que compõe a área de atuação, no caso do HC, região Norte de Campinas”, explica Celi. O próximo evento será uma palestra realizada nos dias 06 e 13 de março por representantes da VISA-Norte, cujo tema será “ O papel da vigilância sanitária na avaliação dos hospitais”.

Caius Lucilius com Bruna Bazzo
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save