Ambulatório de Obesidade promove Caminhada contra a obesidade

(04/12/2008) O grupo multidisciplinar do Ambulatório de Obesidade do HC da Unicamp promove no próximo dia 21, às 8 horas, na Lagoa do Taquaral em Campinas, a 1ª Caminhada de luta contra a obesidade.

A caminhada tem como propósito alertar a população quanto aos riscos para a saúde acarretados pela obesidade. “A obesidade é um problema de saúde pública que precisa ser discutido. Além disso, é importante mostrar o quanto o sedentarismo pode agravar problemas de saúde relacionados ao excesso de peso”, afirma Raquel Ward Leão, enfermeira do grupo multidisciplinar do Ambulatório de Obesidade e uma das organizadoras da caminhada.

Ainda segundo a enfermeira, a data escolhida para a caminhada é significativa, por anteceder as festas de final de ano, época em que as pessoas comem em excesso. “Nossa intenção ainda é mostrar que não é preciso comer para confraternizar com os amigos. Atividade física também é uma ótima forma de integração”, diz Raquel.

Além da caminhada, a manhã na Lagoa da Taquaral terá medição de pressão, alongamento, teste de glicemia capilar, entre outras atividades. O encontro é aberto ao público e acontece no dia 21 de dezembro, a partir das 8 horas.

A equipe de gastroentereologia do Hospital de Clínicas e do Hospital Estadual de Sumaré realiza oito cirurgias bariátricas por semana. A fila de espera por este procedimento foi reduzida pela metade. Antes do processo cirúrgico, os pacientes atendidos no Ambulatório de Obesidade participam do grupo multidisciplinar composto por nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos.

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save