Médicos da Unicamp recebem medalha “Walter Leser”

(29/10/2008) Os médicos Nelson Rodrigues dos Santos, Carmen Cecília de Campos Lavras e Gastão Wagner de Sousa Campos, que construíram suas trajetórias na Unicamp, recebem na noite desta quarta-feira a medalha de honra e mérito de gestão pública em saúde “Walter Leser”. A entrega será feita pelo governador José Serra durante a abertura do Seminário Internacional 20 Anos do SUS. A Unicamp receberá mais dois prêmios nesta quinta-feira, através do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) e Faculdade de Ciências Médicas (FCM), escolhidos entre as 20 Entidades Parceiras do SUS-SP.     

O seminário internacional, que ocorre no Instituto de Ensino e Pesquisa (IPE) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, contou na abertura com palestra de José Serra sobre “20 Anos do SUS: Avanços e Desafios”. Nesta quinta e sexta, durante todo o dia, especialistas brasileiros e estrangeiros trazem para o debate os princípios do Sistema Único de Saúde referentes a universalidade, integralidade e descentralização, além do arcabouço jurídico do SUS. Programação e informações

O professor Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, afirma que os médicos da Unicamp homenageados no evento apresentam trajetórias profissionais estreitamente ligadas à história do SUS. “Eles já tinham participação importante na saúde pública mesmo antes do reconhecimento do SUS, ocupando vários cargos executivos em diferentes esferas de governo”.    

O professor Nelson Rodrigues dos Santos, aposentado compulsoriamente recentemente, atuou por quase 50 anos na área da saúde, tendo sido secretário municipal em Campinas e no governo estadual, e também secretário executivo do Conselho Nacional de Saúde. Gastão Wagner de Sousa Campos, docente do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM, é uma liderança reconhecida no país e ocupou os cargos de secretário municipal e secretário-executivo do Ministério da Saúde no primeiro governo Lula. 

A sanitarista Carmen Lavras, desde quando era estudante na Unicamp, esteve envolvida na implantação do SUS, em programas precursores do sistema de atenção básica em Campinas e com a estruturação da secretaria municipal, pasta da qual também foi titular. Há anos, ela presta consultorias para gestão da saúde em todos os níveis governamentais. Atualmente, atua na PRDU e no Nepp. 

O pró-reitor Paulo Eduardo Rodrigues da Silva receberá o prêmio pelo Nepp, onde coordena há dois anos o Programa de Estudos em Sistemas Regionais de Saúde (Pess). “Neste período, elaboramos, em conjunto com a Câmara Temática da Agência para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, o diagnóstico do setor de saúde  nesta  área compreendida por dezenove municípios”.

Este diagnóstico, segundo o pró-reitor, subsidiou o desenvolvimento do Plano Metropolitano de Saúde na RMC e, mais recente, através da Secretária do Estado da Saúde, está em 11 regiões de saúde no entorno de Campinas, Piracicaba e São João da Boa Vista.

 

Luiz Sugimoto
Assessoria de Imprensa Unicamp

Share/Save