Dia Internacional do Diabetes terá panfletagem no HC e na Unicamp

(13/11/2008) A Disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Ciências Médicas – FCM da Unicamp, em parceria com a Liga do Diabetes e Ambulatórios de Pediatria e de Diabetes do HC, farão, no próximo dia 14, ações comemorativas ao Dia Internacional do Diabetes. Na data, haverá panfletagem na entrada do Hospital de Clínicas e restaurantes do campus da Unicamp com orientações e materiais educativos sobre diabetes.

O tema da campanha internacional este ano é a criança e o adolescente com diabetes. Segundo a endocrinologista Elizabeth João Pavin, o diagnóstico de diabetes em crianças e adolescentes tem se tornado cada vez mais comum. A médica informa que alguns estudos apontam aumento no número de casos de diabetes tanto do tipo 2, a mais freqüente, quanto do tipo 1, a mais grave, nesta faixa da população. “Realizar uma campanha de conscientização e orientação neste Dia Internacional do Diabetes é um importante alerta. Muitas pessoas são diabéticas e não sabem, só descobrem em casos extremos de manifestação da doença como um infarto, por exemplo. O diagnóstico precoce e a prevenção são fundamentais para o tratamento e bem estar do paciente. Além disso, o tema da campanha esse ano nos auxiliará muito neste processo, a população precisa saber que esta doença não acomete apenas adultos, mas pessoas em qualquer faixa etária”, enfatiza Elizabeth.

Além da distribuição de orientações, o prédio da FCM e a torre do Castelo, em Campinas, serão iluminados em tom de azul, seguindo assim uma ação da campanha que será efetivada em todo o mundo. A cor azul foi escolhida simbolicamente pela Organização Mundial de Saúde e pela Federação Internacional do Diabetes como um símbolo de união do mundo pela causa. Cerca de 500 monumentos espalhados por todo planeta também serão iluminados.

A endocrinologista do HC informa ainda que cerca de 8% da população mundial tem diabetes do tipo 2 e cerca de 0,4% possui a doença de tipo 1, podendo os números variar em determinadas populações. A panfletagem no Hospital de Clínicas da Unicamp será na rampa do 3º andar, durante todo o dia. A campanha é organizada pela Federação Internacional de Diabetes juntamente com as associadas no Brasil, Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (FENAD) e a Associação de Diabetes Juvenil (ADJ).

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save