Sanofi-Aventis faz doação de eletroneuromiógrafo ao HC

(29/10/2008) A empresa farmacêutica Sanofi-Aventis, doou nesta quarta-feira, 29, ao HC da Unicamp um eletroneuromiógrafo. O aparelho é utilizado, prioritariamente, pela equipe de neurologia, mas também realiza exames para especialidades como reumatologia, ortopedia e medicina do trabalho. O equipamento permite diagnosticar doenças relacionadas às disfunções dos nervos periféricos e músculos, como distrofias musculares, neuropatias metabólicas e hereditárias, miastenia, entre outras.

Segundo a coordenadora do laboratório de eletroneuromiografia e chefe do Ambulatório de doenças neuromusculares, profa. Anamarli Nucci, a chegada do novo equipamento irá dobrar o número de atendimentos no laboratório de eletroneuromiografia, além de aumentar a qualidade dos exames realizados. “O novo equipamento irá contribuir para o que chamamos de tripé formado pelas áreas assistencial, docente e de pesquisa. Os residentes serão melhor capacitados e os conhecimentos da neurologia clínica serão aprofundados com o novo eletroneuromiógrafo”, diz Anamarli.

O diretor da Sanofi-Aventis, Hornby Tung, ressaltou a importância de a empresa realizar ações de parceria como esta, que beneficiam, em especial, à saúde pública e seus usuários. O coordenador de assistência do Hospital de Clínicas da Unicamp, Manoel Barros Bértolo, que falou também em nome do superintendente do hospital, Luiz Carlos Zeferino, disse que a antiga parceria com a Sanofi contribuiu muito para a melhoria dos atendimentos do HC e estudos clínicos.

O eletroneuromiógrafo avalia a função de nervos periféricos sensitivos e motores por meio de impulsos elétricos e avalia a atividade dos músculos do paciente. Contribui também para o diagnóstico de doenças doenças neurológicas como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save