Odontologia do HC realiza a XI Semana Sorriso

(16/10/2008) O Serviço de odontologia do Hospital de Clínicas da Unicamp, em parceria com o Departamento de Enfermagem e o Serviço Social do hospital realiza, de 20 a 24 de outubro, a XI Semana Sorriso. A campanha tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde e higiene bucal.

Ao longo da semana, serão feitos exames clínicos odontológicos e dadas orientações de higiene bucal e de prevenção do câncer de boca, por meio de palestras, atividades interativas com crianças e distribuição de um kit de escovação e de material informativo. Além disso, a equipe de enfermagem do ambulatório de odontologia fará teste de glicemia – diabetes -, medição da pressão arterial e passará orientações importantes aos tabagistas, em relação à saúde bocal e à saúde geral. Após os exames clínicos bucais, caso seja diagnosticado a necessidade de algum tratamento, os pacientes serão agendados no Serviço de Odontologia do HC ou encaminhados para serviços de Faculdades de Odontologia, como informa a coordenadora da Semana, a dentista Daniela Baracat Sâmara.

Segundo Daniela, não há muitas campanhas de prevenção de doenças odontológicas, sendo, portanto, a Semana Sorriso, uma boa oportunidade para que as pessoas sejam atendidas e orientadas gratuitamente. “A maioria das pessoas se preocupa com doenças que afetam outros órgãos do corpo e se esquece da cavidade bucal, que é altamente contaminada e pode adquirir ou desenvolver graves doenças caso não tenha a devida higiene”, informa a dentista.

Além do Ambulatório de Odontologia do HC, os ambulatórios de Oncologia, Pediatria, Neurologia, Ortopedia, Obesidade e Psiquiatria terão também palestras de escovação e prevenção de doenças odontológicas. As enfermarias do hospital também serão visitadas pela equipe da odonto, que realizará exames clínicos bucal em pacientes internados. A média de atendimento das semanas anteriores é de 1200 pessoas. A expectativa, diz Daniela, é que este número se mantenha. “Nos anos anteriores a Semana Sorriso foi muito bem aceita. Notamos que pacientes atendidos trazem, na edição seguinte da campanha, seus amigos e familiares para o atendimento”, observa.

As atividades da XI Semana Sorriso são abertas ao público e os interessados devem comparecer ao HC da Unicamp de 20 a 23 de outubro, das 7:30 às 17:30 horas e no dia 24 das 7:30 às 12 horas. Mais informações pelo telefone (19) 3521-75 45 ou pelo e-mail dbsamara@hc.unicamp.br .

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save