Dia Mundial da Visão tem como foco o idoso

(09/10/2008) O Dia Mundial da Visão é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde – OMS e do Programa Visão 20/20, cujo objetivo principal é prevenir e tratar a cegueira. A data é marcada anualmente, sempre na segunda quinta-feira do mês de outubro, este ano comemorada no próximo dia 9. O dia se propõe a divulgar as causas da cegueira no mundo, a fim de prevenir e tratar de modo mais eficaz doenças como catarata e glaucoma. Este ano, o tema do dia é “O olho do idoso: Olhos no futuro – luta contra deficiência de visão no envelhecimento”.

Segundo dados da OMS, cerca de 80% das 45 milhões de pessoas cegas no mundo são maiores de 50 anos de idade. “A maioria das doenças causadoras da cegueira são tratáveis e evitáveis. É preciso conscientizar a população mundial acerca destas doenças, principalmente a população idosa, a mais afetada”, informa o oftalmologista do HC da Unicamp, e coordenador brasileiro do Programa Visão 20/20, Dr. Calos Arieta. As principais doenças que acometem a visão dos idosos são o glaucoma, a catarata, erros de refração e degeneração da mácula (DRMI). Os números apontam também que, no geral, 50% dos cegos no Brasil são decorrentes de catarata não operada e 20% são problemas de retina ou glaucoma.

Os dados da Organização Mundial de Saúde revelam ainda que 90% dos cegos vivem em países de baixo nível socioeconômico, uma vez que, nestes locais há mais barreiras para o acesso aos cuidados de saúde ocular. Neste contexto, Carlos Arieta ressalta que os serviços prestados pelo ambulatório de oftalmologia do HC da Unicamp, reduzem ou eliminam estas barreiras, com campanhas preventivas, além de um esquema de atendimento que facilita a realização de exames e cirurgias oftalmológicas. “O serviço oftalmológico da Unicamp é pioneiro em campanhas de prevenção à cegueira. O HC presta um serviço de excelência e diferenciado dentro da saúde pública do país”, diz o oftalmologista.

O Programa Visão 20/20, foi idealizado em 1999 e iniciou seus trabalhos pelo mundo em 2000. Formado por organizações não governamentais – ONGs e instituições ligadas à oftalmologia em todo o mundo, tem como proposta incentivar campanhas de prevenção, tratamento e conscientização de doenças causadoras da cegueira. O programa pretende deste modo reduzir pela metade a incidência destas doenças até o ano de 2020. “Com a atuação do programa, com iniciativas como o Dia Mundial da Visão, esperamos atingir nossa meta em todo mundo, no período estipulado. Calculamos uma redução de 1 milhão e 600 mil casos para 400 mil até 2020”, afirma confiante o coordenador do 20/20 no Brasil.

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save