Vitória da vida em jogo comemorativo entre transplantados e médicos do HC

(02/10/2008) A equipe formada por médicos do HC da Unicamp venceu o time de pacientes transplantados em jogo de futebol comemorativo ao Dia nacional do Doador de Órgãos. A partida, realizada no último sábado, 27, terminou com o apertado placar de cinco a quatro para os doutores. A solidariedade foi a tônica do animado amistoso, batizado por seus idealizadores como “Festa da Vida”.

O time dos pacientes foi escalado com transplantados de córnea, medula, fígado e rim. Além do incentivo das famílias, amigos e funcionários do HC, a partida teve o importante apoio de dois grandes craques do passado: Zenon, ex-meia de Guarani e Corinthians e Careca, ex-meia do Guarani, São Paulo e da Seleção Brasileira de futebol. “O incentivo de jogadores como Zenon e Careca, e também da mídia é fundamental nesta campanha de conscientização da sociedade em relação à doação de órgãos”, comentou Dalécio Pastor, transplantado hepático e um dos organizadores da partida.

O neurocirurgião Helder Zambelli, coordenador da Organização para Procura de Órgãos (OPO) do HC da Unicamp, também esteve em campo e destacou não só a disposição física dos jogadores, mas também a disposição em participar efetivamente da campanha de doação de órgãos.

Embora a vitória tenha sido da equipe médica, para Roberto Alves, transplantado hepático e um dos organizadores do evento, a vitória foi da vida. “Mostramos em campo que temos vitalidade, que os transplantados vivem normalmente após a cirurgia. O jogo em clima de brincadeira mostrou a amizade e o carinho que temos com os médicos, que são nossos verdadeiros anjos”, comenta.

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

 

 

Share/Save