Urologista da Unicamp é indicado para comitê internacional

(01/08/2008) O médico urologista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Nelson Rodrigues Netto Jr, acaba de ser indicado para membro honorário do Comitê Internacional da Sociedade Americana de Urologia (AUA). A indicação, inédita, feita pela maior e mais antiga associação de urologia do mundo, contempla apenas pesquisadores e docentes estrangeiros.

O professor revela que há 30 anos participa do Congresso Americano de Urologia e, talvez, isso tenha sido um dos fatores que contribuíram para a sua aclamação para o cargo criado há três anos pela AUA. Outro fator importante que pesou na decisão, conforme disse Rodrigues Netto, foram os 700 trabalhos publicados ao longo de sua vida como pesquisador. “Aproximadamente um terço desses trabalhos foi publicado em periódicos internacionais. Isso, talvez, tenha influenciado na minha indicação”, disse o urologista que mantém sua rotina acadêmica como orientador da pós-graduação e sempre presente nas reuniões da Disciplina de Urologia que acontecem todas as quartas-feiras na FCM.

Rodrigues Netto irá estreitar a relação entre AUA e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), promovendo indicações de trabalhos brasileiros para serem apresentados nos Estados Unidos, incentivando o intercâmbio entre residentes e ex-residentes e viabilizando a realização de simpósios internacionais no Brasil. “Essa é uma boa abertura que nos é oferecida. É necessário, portanto, incentivar as pérolas da Unicamp a participar de tudo, pois nós ocupamos uma posição de destaque no cenário internacional”, comentou o professor aposentado da Disciplina de Urologia do Departamento de Cirurgia da FCM.

O urologista disse que a Unicamp tem trabalhos de vanguarda e que a seriedade dos pesquisadores brasileiros é elogiada e respeitada no exterior. Como exemplo, citou o tratamento da incontinência urinária por meio da injeção de determinadas substâncias. “Somos pequenos perto da AUA, porém temos muita criatividade e sensibilidade no trato com os pacientes”, disse.

Um pouco de história - Nelson Rodrigues Netto Jr. é professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP desde 1976. Assumiu a Disciplina de Urologia da FCM da Unicamp em 1981 e tornou-se o primeiro professor titular, por concurso, em 1986.

Pioneiro da cirurgia endourológica no Brasil, foi responsável pela implementação de um pólo de pesquisa clínica e experimental nessa área. Realizou o primeiro transplante renal, juntamente com a Disciplina de Nefrologia, que hoje superam 1.500. Sua filosofia de ensino atraiu muitos adeptos e fez seguidores, inspirando novas gerações de urologistas. Foi responsável pelo desenvolvimento da cirurgia urológica experimental e crescimento da produção científica. Criou diversos grupos de trabalho e de pesquisa nessa área que transformaram a FCM da Unicamp em referência nacional e internacional.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de 1993 a 1994. É autor de 23 livros, dentre eles “Urologia prática”, já na sua 5ª edição. Nestes 25 anos de Unicamp, sua história está ligada à Disciplina de Urologia da FCM. A sua aposentadoria, em 2006, culminou com a criação de três novas áreas no Departamento de Cirurgia: urologia feminina, urooncologia e uroneurologia.
 

Assessoria de Imprensa da FCM Unicamp

Share/Save