Médico e paciente do HC participam de pescaria do programa Terra da Gente

(31/07/2008) O Programa Terra da Gente, da EPTV, deste sábado (02/08), terá a participação especial do médico neurologista e membro da Organização de Procura de Órgãos do HC da Unicamp, Luiz Antônio Sardinha, e do paciente transplantado Dalécio Pastor. O Programa faz parte de uma parceria firmada entre a emissora e o HC para esclarecer e incentivar a doação de órgãos. Segundo Helder Zambelli, coordenador da OPO, esta parceria é muito importante para que o número de doações aumente. “A mídia tem um papel cada vez maior neste processo. O apoio efetivo da mídia e campanhas contínuas fazem com que o número real de doações aumente”, afirma Helder.

Gravado no mês de junho no Rio São Benedito, Sul do Pará, convidados e apresentador conversam sobre doação e transplante de órgãos enquanto pescam. Além desta discussão, com a participação de um transplantado, foi possível mostrar ao telespectador que é possível o paciente viver com qualidade de vida, conta Sardinha. “O lugar é maravilhoso, na urbanidade não temos noção do que é o vigor da floresta, da natureza. A idéia era mesmo a de mostrar a vida, que ressurge com o transplante, em um lugar onde há tanta vida”, comenta o médico. Outro ponto interessante observado por ele foi a oportunidade de levar para uma região do Brasil, em que não há saúde básica, informações sobre transplantes de órgãos.

Dalécio, transplantado de fígado há 12 anos, disse que a experiência de gravar o programa em meio a uma pescaria foi maravilhosa. “Pesca é um hobby que sempre tive. Já organizei muita pescaria entre os amigos, fomos para o Pantanal e até para o Rio da Prata na Argentina. Além disso, estar em contato com a natureza, vê-la preservada e praticar a pesca esportiva é algo fantástico”, conta. Dalécio ressaltou ainda, a importância da vida em meio a natureza. “Dou valor a vida, comparo sempre o que vivo hoje com o que passei há 12 anos. Ver a vida plena, estar com um peixe na mão e não matá-lo, preservar aquela vida é uma dádiva de Deus”, emociona-se.

Essa edição do Programa Terra da Gente vai ao ar no sábado, dia 2 de agosto às 13:45 horas, na EPTV, afiliada da Rede Globo em Campinas e Região.

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save