Ambulatório de Otorrino do HC participa de campanha sobre respiração nasal

(25/07/2008) O Ambulatório de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas da Unicamp irá promover no próximo dia 30 de julho, quarta-feira, a etapa Campinas da “Campanha Respire pelo nariz e viva melhor”. A iniciativa faz parte de uma campanha nacional promovida pela Academia Brasileira de Rinologia e com apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), e tem como principal objetivo esclarecer a população quanto as principais causas da obstrução nasal, seus malefícios à saúde, tratamentos e orientações gerais sobre doenças como rinite, hipertrofia adenóide e desvio de septo. O compromisso da campanha é, portanto, esclarecer a importância de respirar bem pelo nariz em todas as faixas etárias, mas com atenção especial para bebês e idosos.

Coordenada e organizada no HC pelos otorrinolaringologistas Eulália Sakano, Agrício Crespo e Ronny Tah Yen Ng, a campanha terá palestras informativas gratuitas e abertas a pacientes, médicos, residentes e funcionários. Os encontros pretendem esclarecer a comunidade interna e externa do hospital quanto à importância da respiração correta.

Para o otorrino Ronny Ng, é necessário orientar a população que a respiração nasal tem relação direta com a qualidade de vida. “Não respirar pelo nariz atrapalha o sono e atividades profissionais e de lazer, por exemplo. Doenças como a rinite e o desvio de septo são muito comuns e muitas vezes mal diagnosticadas”, observa ele. Segundo Ronny, cerca de 20% da população mundial tem algum tipo de rinite, mas nem sempre procura pelo médico adequado para diagnóstico e tratamento.

Esta é a primeira edição da campanha no país e segundo o presidente da Academia Brasileira de Rinologia, Renato Roithmann, “Levar informações corretas e com credibilidade é um dos objetivos primordiais desta campanha”. As palestras informativas da etapa Campinas ocorrerão no Anfiteatro do Ambulatório de Otorrinolaringologia, localizado no 2º andar do HC da Unicamp, a cada uma hora. Não é preciso fazer inscrição, apenas comparecer ao local no dia 30 de julho, das 8 às 14 horas.

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save