Equipe angolana está completa para intercâmbio no HC

(07/07/2008) Chegaram ao HC da Unicamp, nesta segunda, 7 de julho, quatro médicos angolanos, do Hospital Josina Machel de Luanda, por meio do Convênio Técnico de Cooperação Internacional, entre o hospital de Angola e a área de saúde da Universidade Estadual de Campinas. Os doutores completam a equipe que começou a chegar na semana passada. Primeiramente vieram Antônia Filipe Teixeira e Felix João, ambos da patologia clínica, e completaram o grupo Dizono Zediua e Nyange Ngamba Elias ambos da área de oncologia, Margarida João da ortopedia e Dadi Bucusso Netemo da cirurgia plástica. O intercâmbio destes profissionais visa o treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento técnico na área de recursos humanos (RH) em saúde, além de expandir a capacitação médica.

Antes da visita ao Hospital de Clínicas, os angolanos foram recebidos na diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. No HC passaram pelos ambulatórios, enfermarias, UER e laboratórios. Todos os doutores disseram estar empolgados com o trabalho no HC, ressaltaram o tamanho do hospital e a importância da troca de experiências e culturas. “Será uma ótima oportunidade de aprofundar conhecimentos na área em que atuo, pois em Angola, não existe especialização em patologia clínica”, comentou Félix João.

O Convênio Técnico de Cooperação Internacional foi assinado no 2º semestre de 2004, entre o Hospital Josina Machel de Luanda, Angola e a Unicamp, baseando-se, inicialmente, no objetivo de Angola em recuperar a infra-estrutura do país em todas as áreas. O Hospital “Josina Machel”, de nível terciário, trabalha para consolidar a instituição e conta com o apoio da missão Japan International Cooperation Agency (JICA). Com esta medida, o hospital deverá ser um modelo para outros de Angola.

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save