Estomaterapia recebe certificação e premiação em congresso internacional

(03/07/2008) O Curso de Especialização em Estomaterapia do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, coordenado pela Prof. Drª Neusa Maria Costa Alexandre e pelas enfermeiras estomaterapêutas Sônia Evangelista Dantas e Néria Invernizzi da Silveira, foi certificado pelo World Council of Enterostomal Therapists (WCET) no último dia 19 de junho durante o 17th Biennal Congress em Ljubljana, na Eslovênia.

Representaram o curso de estomaterapia na cerimônia de certificação Sônia Dantas, enfermeira do Serviço de Infecção Hospitalar do HC da Unicamp, e Néria da Silveira. Além deste reconhecimento internacional, no mesmo congresso um dos trabalhos desenvolvidos na primeira turma do curso de estomaterapia da Unicamp (2006-2007) foi premiado como melhor pôster. Intitulado como “Os desafios no tratamento de úlcera venosa em países emergentes: caso clínico”, o trabalho realizado pelas enfermeiras do HC Vanessa Abreu Silva, da UTI adulto, e Sônia Dantas, relata o tratamento domiciliar de úlcera venosa crônica com assistência especializada e uso de tecnologia para terapia tópica, resultando em cicatrização. Outro trabalho elaborado durante a primeira turma do curso foi apresentado oralmente por uma de suas autoras, a enfermeira Néria Invernizzi da Silveira. O estudo “Qualidade de vida em pacientes com doença de Crohn” foi desenvolvido pelo grupo formado por Ana Lúcia Domingues, enfermeira do Gastrocentro, Andréa Pereira e Onillis Benjamim, da UTI adulto do HC e Manuela Pi Chilida, enfermeira da cardio-pneumo.

Para Sônia Dantas, receber a certificação, além de honrar o curso, estabelece o compromisso de seus coordenadores com as normas da WCET, e o insere no âmbito internacional. Já a premiação do pôster, segundo ela, mostra a qualidade do curso. “A premiação do pôster mostra a importância do rigor científico e do compromisso dos cursos de especialização da Unicamp”, afirma. Este trabalho será ainda enviado para publicação na revista do WCET.

A Estomaterapia é uma especialidade da enfermagem que capacita o profissional para atender pacientes com estomas, incontinências fecal e urinária, fístulas, drenos, cateteres e feridas agudas crônicas. Os cursos de especialização na área devem ser reconhecidos pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e seguir as normas da World Council of Enterostomal Therapists. A Estomaterapia na Unicamp surgiu da parceria entre as áreas acadêmica e assistencial. Com sua segunda turma em andamento, iniciada em fevereiro de 2008, o Curso de Especialização em Estomaterapia foi reconhecido pela WCET em 2007.

Link Álbum

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save