Médicos angolanos chegam para intercâmbio no HC

(30/06/2008) Nesta segunda-feira, 30 de junho, chegou ao HC da Unicamp, parte da equipe médica vinda de Luanda – Angola, pelo Convênio Técnico de Cooperação Internacional, entre Hospital Josina Machel de Luanda e a área de saúde da Universidade Estadual de Campinas. O objetivo deste intercâmbio dos profissionais é expandir a capacitação médica, além de treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento técnico na área de recursos humanos (RH) em saúde.

Primeiramente os doutores, Antônia Filipe Teixeira e Feliz João, ambos da patologia clínica, foram recebidos na diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, pelo diretor da FCM, Prof. José Antônio Gontijo, pelo Prof. Ivan Toro, co-executor do convênio, por Luís Cláudio Martins, representante da superintendência do HC, pelo Prof. Maurício Etchebehere , do Depto de Ortopedia e Traumatologia da FCM e pelo Prof Roger Castilho do Depto de Patologia Clínica.

Após a recepção, os angolanos fizeram um tour pelo HC. Passaram pelos ambulatórios, enfermarias, UER, laboratórios de Patologia Clínica. Félix disse estar ansioso para iniciar os trabalhos no HC. “Será uma ótima oportunidade de aprofundar conhecimentos na área em que atuo, pois em Angola, não existe especialização em patologia clínica”, explica o médico. Antônia ressaltou a grandeza do HC e a importância da troca de experiências entre culturas.

Até o final da semana, mais 5 médicos angolanos chegarão à Campinas para compor esta equipe. O Convênio Técnico de Cooperação Internacional foi assinado no 2º semestre de 2004, entre o Hospital Josina Machel de Luanda, Angola e a Unicamp, baseando-se, inicialmente, no objetivo de Angola em recuperar a infra-estrutura do país em todas as áreas. O Hospital “Josina Machel”, de nível terciário, trabalha para consolidar a instituição e conta com o apoio da missão Japan International Cooperation Agency (JICA). Com esta medida, o hospital deverá ser um modelo para outros de Angola.

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save