HC terá videoconferência do Programa Sentinelas em Ação

(27/06/2008) Por meio do Programa Sentinelas em Ação o HC da Unicamp terá, semanalmente, uma vídeo conferência no Centro de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do hospital. Todas as terças-feiras, das 11 às 12 horas, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e profissionais de saúde interessados poderão participar de discussões através de videostreaming associado a um chat, com temas sempre relacionados à vigilância de risco à saúde.

O HC da Unicamp é um dos 200 hospitais sentinela do Brasil. Estes são hospitais escolhidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA pra realizar trabalhos de vigilância ativa de eventos adversos relacionados ao uso de materiais, equipamentos, insumos ou saneantes (produtos controlados pela Vigilância Sanitária, como detergentes domésticos e produtos para esterelização de materiais cirurgicos), medicamentos e sangue e hemoderivados. O Programa Sentinelas em Ação existe há um ano dentro dos Hospitais Sentinelas e tem como objetivo a capacitação contínua voltada para o gerente de risco, mas que pode ser disseminada para todos os profissionais interessados no assunto, como explica o Prof. Dr. Plínio Trabasso, coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC da Unicamp.

Para Plínio, o fato de o HC ser um Hospital Sentinela mostra o quanto ele é qualificado e que está trabalhando em conjunto para aprimorar a vigilância e o serviço oferecido à população. Ainda segundo Plínio, as videoconferências que ocorrerão às terças são um projeto de educação continuada importante para quem trabalha na área de saúde. A primeira videoconferência de julho será no dia 1º deste mês e tem como tema “Ciclo do Sangue”, com Carlos Alberto Dias Pinto, do Centro de Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro, e será retransmitida no HC na área do CCIH do hospital, localizado no terceiro andar.

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save