Curso de Estomaterapia recebe certificado internacional

(13/06/2008) - O Curso de Especialização em Estomaterapia do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, sob coordenação e organização das professoras Sônia Dantas, do Serviço de Infecção Hospitalar do HC, Neusa Alexandre, Professora Associada do Depto de Enfermagem da FCM e Néria da Silveira, enfermeira estomaterapeuta lotada junto à Secretaria de Estado da Saúde - DRS VII – Campinas, irá receber no mês de junho uma certificação de reconhecimento internacional da WCET - World Council of Enterostomal Therapists. A entrega do certificado será durante o 17º Congresso Mundial WCET em Ljubljana, na Eslovênia.

A Estomaterapia é uma especialidade da enfermagem que capacita o profissional para atender pacientes com estomas, incontinências fecal e urinária, fístulas, drenos, cateteres e feridas agudas crônicas. Os cursos de especialização na área devem ser reconhecidos pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e seguir as normas da WCET.

A Estomaterapia na Unicamp surgiu da parceria entre as áreas acadêmica e assistencial. Com sua segunda turma em andamento, iniciada em fevereiro de 2008, o Curso de Especialização em Estomaterapia da Unicamp foi reconhecido pela WCET em 2007, e no evento do dia 15 de junho Sônia Regina e Néria receberão esta certificação de reconhecimento internacional. Segundo as coordenadoras do curso, receber esta certificação é uma honra, pois valoriza o trabalho da equipe e reconhece a qualidade da assistência especializada da enfermagem.

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save