Aberto Curso de Especialização em Gestão Hospitalar no HC

(09/06/2007) Nesta segunda-feira, 9 de junho, foi lançado no HC o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar. Coordenado e organizado por membros da Superintendência do HC e do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o curso tem o apoio do Ministério e da Secretaria de Saúde, e terá como foco principal a gestão clinica e capacitação dos profissionais para gerência e assistência na área de saúde, em especial os que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a cerimônia de abertura, o coordenador pedagógico do curso Professor Dr. Gastão Wagner de Souza Campos, ressaltou a importância de o HC estar promovendo um curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Voltado para o público interno do HC, docentes da FCM e profissionais da área de saúde do hospital, a especialização irá capacitar profissionais para que estes melhorem e mudem a gestão SUS, explica Gastão. Ainda de acordo com o coordenador, o grande diferencial desse curso está na metodologia. “Os alunos farão os exercícios em tempo real, desenvolvendo um projeto de reorganização do sistema. Terão que negociar com pessoas, com superiores e buscar uma legitimação para o novo processo”, disse Gastão. O médico sanitarista prosseguiu dizendo que, além de buscar eficácia e melhor eficiência, o curso está baseado na gestão de pessoas, através da humanização no atendimento.

O Superintendente do HC, Prof.Dr. Luiz Carlos Zeferino, também falou na abertura do curso sobre o pioneirismo de um curso de especialização fechado a uma única instituição. Para ele, a expectativa é grande. Zeferino espera que o modelo de gestão que vem sendo desenvolvido no HC desde 2006 seja melhorado, a partir da melhora na gestão das unidades administrativas e posteriormente na gestão entre estas áreas.

Participaram também do lançamento do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar o Prof.Dr. José Antônio Rocha Gontijo, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Prof.Dr. Sigisfredo Luís Brenelli, representante do Ministério da Saúde, Dr. José Francisco Kerr Saraiva, secretário municipal de saúde de Campinas, Dra. Maria do Carmo Cabral Carpintéro, 2ª vice-presidente do conselho de secretários municipais de saúde do Estado de São Paulo, e Dr. Roberto Cazarin Gomes, diretor técnico do depto regional de saúde 7. Todos eles ressaltaram a importância de o HC promover um curso de especialização voltado para a capacitação e aprimoramento profissional de gestores. Destacaram ainda a importância e a referência que a Unicamp e o HC são, não só para Campinas, mas também para todo país.

A aula inaugural do curso, aberta a todos os gerentes de áreas do HC, foi ministrada pelo Prof.Dr. Gastão Campos, e teve como tema “SUS: desafios, perspectivas e tendências”, na qual abordou a história do SUS, sua implantação no Brasil e seu sistema de gestão hospitalar.

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago e Jeverson Barbieri
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save