Congresso de Oftalmologia da Unicamp terá VII Simpósio de Glaucoma

26/05/2008 - Dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença que danifica o nervo óptico e que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge 2% da população do mundo, sendo a segunda maior causa de cegueira.

O glaucoma é uma doença assintomática, não provoca dores de cabeça, nem irritação aos olhos, por exemplo, o que dificulta sua percepção. A pressão ocular aumenta progressivamente, levando à lesão do nervo óptico e altera o campo de visão. A doença é mais freqüente em pessoas acima dos 40 anos de idade, mas o histórico familiar, a miopia, e a pressão dos olhos são alguns fatores de risco que contribuem para o seu desenvolvimento.

Segundo Vital Paulino Costa, Chefe do Setor de Glaucoma do HC da Unicamp, não há prevenção para a doença. Exames oftalmológicos periódicos são a melhor forma de diagnosticar e tratar a doença precocemente, diminuindo assim os danos causados à visão, explica o médico. O tratamento do glaucoma varia conforme o estágio em que a doença se encontra. Se for estágio inicial, o tratamento é feito com colírios que diminuem a pressão do olho. Em estágio mais avançado, há o tratamento a laser ou a cirurgia, porém nenhum deles reverte os danos já causados ao nervo óptico, apenas impedem que o glaucoma progrida, observa Vital.

Para o chefe do Setor de Glaucoma do HC, ter um dia especial de combate ao glaucoma é importante para que a população conheça a doença, a importância do diagnóstico e tratamento precoce. Segundo Vital, 50% dos pacientes não sabe que é portador da doença. Por isso, é preciso alertar a população quanto à importância de uma avaliação oftalmológica periódica, conclui.

A Disciplina de Oftalmologia da Unicamp irá promover nos próximos dias 30 e 31 de maio, no Centro de Convenções do Hospital Sírio Libanês em São Paulo, o Congresso de Oftalmologia da Unicamp 2008. Além de contar com o XIII Simpósio Internacional de Córnea e Lentes de Contato – SINCLEC, o congresso terá o VII Simpósio Internacional de Glaucoma, no qual serão discutidos e apresentados novas técnicas e tratamentos para a doença. Coordenado por Vital, o evento terá, além da presença de profissionais da Unicamp e de todo o Brasil, a participação de especialistas da Alemanha, da Argentina e de Israel. Outras informações e inscrições pelo site www.oftalmounicamp.com.br.

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save